Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26908
Title: Esquemas de assinaturas digitais: o uso de criptografia assimétrica como um método técnico para autenticidade e não-repúdio em emissão de laudos médicos remotos para PACS
Authors: Freitas Neto, Natanael de
Keywords: Assinatura digital;Dicom;Laudo médico;Pacs;Sistema de arquivamento e comunicação de imagens
Issue Date: 27-Nov-2018
Citation: FREITAS NETO, Natanael de. Esquemas de assinaturas digitais: o uso de criptografia assimétrica como um método técnico para autenticidade e não-repúdio em emissão de laudos médicos remotos para PACS. 2018. 14f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Os documentos em papel estão sendo substituídos em diferentes áreas todos os dias e, para qualquer atividade que exija autenticidade, essas novas formas digitais precisam assegurar as mesmas garantias que o documento físico, isto é, autoria, autenticidade, evidências cronológicas e integridade. Neste trabalho é analisada uma viável utilização das tecnologias disponíveis a fim de solucionar o evidenciado problema. Em laudos médicos para exames de imagem, o uso de um Sistema de Comunicações de Arquivo de Imagem (PACS) permite que os laudos médicos sejam emitidos de forma remota, mas, por si só, não garantem nenhuma medida de segurança para não-repúdio. Os resultados apresentados neste trabalho foram obtidos a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura e evidenciam que o modelo de assinaturas digitais, baseados em criptografia assimétrica, ajuda a resolver esta dificuldade, a partir da implementação de uma solução que não altere o ambiente DICOM/PACS já instalado e possibilite uma verificação do emissor facilmente, sem a possibilidade de repúdio, dentro da legislação local.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26908
Appears in Collections:MPCTI - Mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsquemasAssinaturasDigitais_FreitasNeto_2018.pdf308,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.