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dc.contributor.advisorOliveira, Margarida Maria Dias de-
dc.contributor.authorSilva, Danilo Alves da-
dc.date.accessioned2019-04-09T21:37:26Z-
dc.date.available2019-04-09T21:37:26Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Alves da. Letramento histórico-digital: ensino de História e tecnologias digitais. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26909-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to construct an investigative path to the teaching of History using digital technologies in the development of historical knowledge within a group of 9th grade students at Pio X Marist Secondary School, located in the city of João Pessoa, Paraíba. The methodological strategy utilized included a qualitative exploratory type approach, due to the lack of research in this field, while documentary analysis was the procedure adopted. Considering that the study conducted was for a professional master’s degree, empirical pedagogical intervention was developed, starting with the elaborated methodology entitled “historical-digital literacy”. This methodology consists of a process to develop students’ skills for historical research which has been organized in three stages. In the first stage, students learn research procedures which allow them to construct historical knowledge; in the second stage, technical and digital knowledge acquired are applied to historical research; and finally, narrative competence is developed to express narratives with varied forms containing historical meaning. This research indicated that teaching through digital platforms can arouse students’ interest in History, pointing out the need for the teacher to mediate the teaching and learning process, as well as confirming that an investigative path in teaching this curricular component can provide for historical-digital literacy of students in basic education, stimulating historical thinking and reflection on different ways of teaching and learning History.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento histórico-digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleLetramento histórico-digital: ensino de História e tecnologias digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALpt_BR
dc.contributor.authorID09061833400pt_BR
dc.contributor.advisorID28214218420pt_BR
dc.contributor.referees1Santos, Magno Francisco de Jesus-
dc.contributor.referees1ID00161043585pt_BR
dc.contributor.referees2Spinosa, Vanessa-
dc.contributor.referees2ID69314950204pt_BR
dc.contributor.referees3Oliveira, Itamar Freitas de-
dc.contributor.referees3ID36162108520pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de História utilizando tecnologias digitais no desenvolvimento do conhecimento histórico com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio X, situado na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratório, em virtude de ser este um problema pouco investigado, e o procedimento adotado foi a análise documental. Por se tratar de um mestrado profissional, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica no campo empírico, a partir da elaboração de uma metodologia intitulada de “letramento histórico-digital”, que consiste em um processo de desenvolvimento de habilidades pelos estudantes para a investigação histórica organizado em três etapas, possibilitando-se que, na primeira delas, o estudante aprenda procedimentos de pesquisas que o auxiliem na construção do conhecimento histórico; na segunda, que se aproprie de saberes tecnológicos e digitais aplicados à pesquisa histórica; e, por último, que desenvolva uma competência narrativa, expressando por meio de diferentes linguagens uma narrativa com sentido histórico. A pesquisa indicou que o ensino desenvolvido em plataformas digitais pode despertar o interesse dos estudantes pela História, apontando a necessidade de o professor fazer uma mediação no processo de ensino e aprendizagem que se utilize de plataformas digitais, além de confirmar que um caminho investigativo no ensino desse componente curricular pode viabilizar o letramento histórico-digital de estudantes na Educação Básica, estimulando o pensamento histórico e a reflexão sobre diferentes maneiras de ensinar e aprender História.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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