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dc.contributor.advisorCavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa-
dc.contributor.authorMedeiros, Candice Simões Pimenta de-
dc.date.accessioned2019-05-08T20:08:23Z-
dc.date.available2019-05-08T20:08:23Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Candice Simões Pimenta de. Validação do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtual. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27016-
dc.description.abstractIntroduction: Physiological changes resulting from aging alter postural balance (PB) and several approaches have been used for its rehabilitation, highlighting Virtual Reality (VR) and serious games. These games have a purpose beyond pure entertainment, enabling sensorymotor training with content and targeted goals. Despite the promising use of serious games as a treatment strategy, the analysis of its utility, efficacy and validation in the VR domain for geriatric rehabilitation is scarce. Objective: To validate the content of the VirtuAlter serious game for postural balance rehabilitation of the elderly through virtual reality. Methodology: This is a descriptive study contemplating two stages: 1) Identification of the upper limb lateral reach reference values in 20 elderly without postural balance impairment with the instruments: Sociodemographic assessment, Berg Balance Scale, Short Physical Performance Battery, Lateral Reach Test (TAL); Lateral range analysis using the Microsoft® Kinect motion capture system (AL Kinect); 2) Content validation of the VirtuAlter serious game by analysis of 11 expert judges (physiotherapists and science and technology professionals or correlated areas) who played and expressed their opinions through the instruments: Content validation dimensions of the VirtuAlter serious game and System Usability Scale (SUS). The Shapiro-Wilk test, the Bland-altman analysis, the Content Validity Index (CVI) calculation and the Cronbach's Alpha coefficient were performed. Results: In stage 1, TAL and AL Kinect values of 23.2 ± 4.77; 21.1 ± 5.47 were observed on the right side and 22.9 ± 4.86; 22.7 ± 6.42 on the left side. The Bland-Altman dispersion model showed a bias of 0.19 for the left side and 2.02 for the right side. In stage 2, the total CVI of the game was 0.8 and the Cronbach alpha coefficient was 0.924. The judges identified the game with a satisfaction score of 67.73 on the SUS scale. The technical element items, clarity of the game narrative, image quality and speed of motion capture need adjustments before clinical execution. Conclusion: The lateral reach values will be adopted as parameters of the game for rehabilitation application in elderly with balance impairment. The content of the VirtuAlter serious game is valid and corresponds to an adequate technological tool for training the postural balance of the elderly, presenting good usability.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectEquilíbrio posturalpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleValidação do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIApt_BR
dc.contributor.authorID07745401410pt_BR
dc.contributor.advisorID00847101444pt_BR
dc.contributor.referees1Nobre, Thaiza Teixeira Xavier-
dc.contributor.referees1ID02590556462pt_BR
dc.contributor.referees2Oliveira, Débora Carvalho de-
dc.contributor.referees2ID01253127417pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento alteram o equilíbrio postural (EP) e várias abordagens têm sido utilizadas para sua reabilitação, destacando-se a Realidade Virtual (RV) e os jogos sérios. Esses jogos têm um propósito além do puro entretenimento, possibilitando o treinamento sensório motor com conteúdo e metas direcionadas. Apesar do uso promissor dos jogos sérios como estratégia de tratamento, a análise da sua utilidade, eficácia e validação no domínio da RV para reabilitação geriátrica são escassas. Objetivo: Validar o conteúdo do jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio postural de idosos por meio da realidade virtual. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo contemplando duas etapas: 1) Identificação dos valores de referência de alcance lateral dos membros superiores de 20 idosos sem deficit de equilíbrio com os instrumentos: Avaliação sociodemográfica, Escala de Equilíbrio de Berg, Short Physical Performance Battery, Teste de alcance lateral (TAL); Análise do alcance lateral por meio do sistema de captura de movimento do Microsoft® Kinect (AL Kinect); 2) Validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter com análise de 11 juízes especialistas (fisioterapeutas e profissionais da área de ciência e tecnologia ou áreas correlatas) que jogaram e expressaram suas opiniões por meio dos instrumentos: Dimensões da validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter e System Usability Scale (SUS). Foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, a análise de Bland-Altman, o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o coeficiente de Alpha de Cronbach. Resultados: Na etapa 1, observou-se valores no TAL e AL Kinect de 23,2±4,77; 21,1±5,47 no lado direito e 22,9±4,86; 22,7±6,42 no lado esquerdo. O modelo de dispersão de Bland-Altman apresentou viés de 0,19 para o lado esquerdo e 2,02 à direita. Na etapa 2, o IVC total do jogo foi de 0,8 e o coeficiente de alpha de Cronbach foi de 0,924. Os juízes identificaram o jogo com índice de satisfação de 67,73 na escala SUS. Os itens de elementos técnicos, clareza da narrativa do jogo, qualidade da imagem e velocidade da captura de movimento necessitam de aperfeiçoamento antes da execução clínica. Conclusão: Os valores de alcance lateral serão adotados como parâmetros do jogo na aplicação em idosos com deficit de equilíbrio. O conteúdo do VirtuAlter está válido e corresponde a uma ferramenta tecnológica adequada para o treinamento do equilíbrio postural de idosos, apresentando boa usabilidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
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