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Título: A saga das mulheres invisíveis: uma dramaturgia de formação
Autor(es): Leite Neto, César Ferrario
Orientador: Haderchpek, Robson Carlos
Palavras-chave: Teatro;Dramaturgia;Processos criativos;Mito;Coletividade
Data do documento: 28-Ago-2018
Referência: LEITE NETO, César Ferrario. A saga das mulheres invisíveis: uma dramaturgia de formação. 2018. 192f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A presente pesquisa consiste numa jornada mar adentro na busca de uma poética que se traduz através da escrita dramática. A partir da elaboração da dramaturgia do espetáculo “Mulheres Invisíveis”, para o grupo Estandarte de Teatro, sediado em Natal, Rio Grande do Norte, a pesquisa repassa um conjunto de experiências pregressas deste autor, na tentativa de encontrar entendimentos e caminhos para uma melhor resolução do seu objeto. E nesse revolvimento do passado, através da organização dos antigos cadernos de anotações de outros processos, além de tentar resolver o desafio posto, dado no presente, o autor tenta também promover um conjunto de reflexões sobre o ofício da escrita dramática. O trabalho, ainda, traz para si a responsabilidade de constituir alguns exercício e procedimentos, que serão aplicados junto ao Grupo, na sala de ensaio, no intuito de coletivizar o conhecimento referencial abordado, estabelecendo aproximações de todo o corpus cênico com a dramaturgia que articula. A metodologia da pesquisa, atendendo a esse ato de rememorar, se delineia de forma metafórica, convidando o leitor a decifrar suas cartas náuticas, evidenciando os percursos desenvolvidos ao longo do processo, tal como uma rosa dos ventos que aponta em várias direções ou como uma mariposa que voa sobre um mapa, desenhando trajetos. A temática, por fim, como denominado, trata de um episódio verídico, em aproximações com o teatro documental, quando cinco mulheres, a quem se atribui o ofício de prostitutas, foram brutalmente assassinadas.
Abstract: The present research consists of a seaward journey into the search for a poetics that translates through dramatic writing. From the drafting of the play "Invisible Women", for the group Estandarte de Teatro, based in Natal, Rio Grande do Norte, the research reviews a set of previous experiences of this author, in an attempt to find understandings and ways for a better resolution of its object. And in this revolving of the past, by organizing the old notebooks of other processes, besides trying to solve the present challenge, the author also tries to promote a set of reflections on the craft of dramatic writing. The work also carries with it the responsibility to constitute some exercise and procedures, which will be applied to the Group, in the test room, with the aim of collectivizing the referential knowledge approached, establishing approximations of the whole scenic body with the dramaturgy that articulates . The research methodology, in response to this act of recollecting, is outlined metaphorically, inviting the reader to decipher their nautical charts, evidencing the paths developed throughout the process, such as a rose of the winds that points in several directions or as a butterfly flying over a map, drawing paths. The theme, as it is called, deals with a veridical episode, in approximations with the documentary theater, when five women who are credited with the trade of prostitutes were brutally murdered.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27017
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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