Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27166
Título: Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
Autor(es): Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
Orientador: Ciotti, Naira Neide
Palavras-chave: Performance;Criança;Professor-performer
Data do documento: 14-Fev-2019
Referência: ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana.
Abstract: This work is set up as a diary about sharing performances with children from São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) and Nova Olinda (CE). For this, a language is used that seeks to share with the reader the process of creation with the children using the cartographic method (KASTRUP, 2015). The starting point for understanding children is connected to concepts from sociology (SARMENTO, 2002) and child anthropology (COHN, 2005), in which they are understood as protagonists of their cultural environment. The act of playing as a performance developed from performance studies (SCHECHNER, 2003) and Work in Process (COHEN, 2004), seeking to reflect on the figure of the teacher-performer (CIOTTI, 2014) as a proposal triggering agent and performative scene. To discuss the sharing of actions, the research presents studies on Participatory Art and Pedagogical Turn in Art (BISHOP, 2012) and Transpedagogy and Engaged Social Art (HELGUERA, 2011). It was verified in this study that disobedient can be a creative act, children's disobedient performances create spaces of free expression as a possibility of dialogue to rethink artistic and pedagogical processes, and to reflect on these issues, relates the studies of black feminists and researchers such as Ribeiro (2017), Berth (2018), studies on witch-hunts (FEDERICI, 2017), the perspective on childhood and sharing of the original peoples through Krenak (2018), the idea of matrística culture (Verden-Zoller, Maturana, 2015) and contribution of thought on the deconstruction of coloniality (QUIJANO, 2009) so that we can review concepts about policies for childhood, from points of view that are close to the formation of Latin American culture.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.