Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27385
Título: Youtuber: o produtor de conteúdo do Youtube e suas práticas de produção audiovisual
Autor(es): Leite, Rafaela Bernardazzi Torrens
Orientador: Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Palavras-chave: YouTubers;YouTube;Práticas de produção;Audiovisual;Mídias sociais
Data do documento: 18-Mar-2019
Referência: LEITE, Rafaela Bernardazzi Torrens. Youtuber: o produtor de conteúdo do Youtube e suas práticas de produção audiovisual. 2019. 278f. Tese (Doutorado em Estudos da Midia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Por meio desse estudo, exploramos a produção de vídeo no site YouTube e analisamos como as práticas dos produtores e consumidores de conteúdo audiovisual se estabelecem a partir da participação dos usuários na rede. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como se dá a construção de um YouTuber e de suas práticas no processo de produção do material publicado no site. Por meio da pesquisa observamos o trajeto dos produtores de conteúdo – PC Siqueira (canal MasPoxaVida), Kéfera Buchmann (canal 5incoMinutos), Luba (canal LubaTV), Whindersson Nunes (canal WhinderssonNunes) e Jout Jout (canal JoutJoutPrazer) – apresentando as características visuais dos vídeos selecionados para análise. Para isso, foram selecionados 14 vídeos de cada canal no YouTube, entre os anos de 2014 e 2018, totalizando 70 vídeos analisados. Entre os resultados obtidos está a identificação das relações do YouTuber com a sua audiência e a interferência que ela provoca no processo de criação, além das práticas relacionadas à produção do conteúdo, sejam elas relacionadas ao tipo de conteúdo em si ou à produção técnica do material audiovisual. A tese expõe apontamentos sobre esse material, elencando as principais características visuais e as práticas adotadas pelos YouTubers na criação dos conteúdos publicados na plataforma. A pesquisa apresenta a confirmação da hipótese de que há características recorrentes tanto nas práticas de produção quanto no conteúdo dos vídeos publicados no YouTube brasileiro, utilizando como escopo os YouTubers selecionados para a pesquisa. Com isso, elementos relacionados ao conteúdo tais como vídeos com formato de quadros com temáticas específicas, uso de botões de ação no quadro fílmico e chamada para interação do usuário, personagens da narrativa do canal, participações externas nos vídeos do canal, campanhas publicitárias, produtos dos YouTubers, relação com as marcas, são características que marcam a construção desse produtor de conteúdo como um indivíduo que estabelece estratégias de engajamento e conversação com usuários consumidores. Ainda no âmbito de características recorrentes nos canais, a pesquisa aponta para elementos que marcam a linguagem desenvolvida ao longo das produções dos YouTubers. Trata-se de práticas como a realização da produção do conteúdo audiovisual em ambiente residencial, pouco preciosismo na parte técnica da produção audiovisual, fala do YouTuber direcionada para a câmera, edição e montagem do vídeo, aplicação de conteúdo imagético externo em conjunto com o conteúdo principal do vídeo e uso de efeitos visuais. Desse modo a tese, por meio da análise e interpretação do material, aponta questões emergentes sobre o material publicado no YouTube. A pesquisa resulta na confirmação da hipótese de que, na produção de conteúdo audiovisual no YouTube no Brasil, há características recorrentes tanto nas práticas de produção quanto no conteúdo dos vídeos publicados nos canais dos YouTubers selecionados.
Abstract: Through this study, we explore the production of video on the YouTube site and analyze how the practices of producers and consumers of audiovisual content are established based on the participation of users in the network. In this way, the goal of the research is to understand how to construct a YouTuber and its practices in the process of producing the material published on the site. Through the research we observed the path of the producers of content - PC Siqueira (channel MasPoxaVida), Kéfera Buchmann (channel 5incoMinutos), Luba (channel LubaTV), Whindersson Nunes (channel WhinderssonNunes) and Jout Jout (channel JoutJoutPrazer) - presenting the visual characteristics selected videos for analysis. For that, 14 videos from each channel on YouTube were selected between 2014 and 2018, totaling 70 videos analyzed. Among the results obtained is the identification of YouTuber's relations with its audience and the interference that it causes in the creation process, in addition to the practices related to the production of the content, whether related to the type of content itself or to the technical production of the material audio-visual. The thesis presents notes on this material, listing the main visual characteristics and practices adopted by YouTubers in the creation of the contents published on the platform. The research presents the confirmation of the hypothesis that there are recurring features in both the production practices and the content of the videos published on YouTube, using as a scope the YouTubers selected for the research. In this way, contentrelated elements such as videos with frame-like format with specific themes, use of action buttons in the film frame and call to user interaction, characters in the channel narrative, external appearances in channel videos, advertising campaigns, products of the YouTubers, relation with the brands, are characteristics that mark the construction of this producer of content as an individual that establish strategies of engagement and conversation with consuming users. Still within the scope of recurrent characteristics in the channels, the research points to elements that mark the language developed throughout the productions of YouTubers. These are practices such as the realization of the production of audiovisual content in a residential environment, low prices in the technical part of audiovisual production, talks about the YouTuber aimed at the camera, editing and editing the video, applying external image content together with content video and use of visual effects. Thus the thesis, through the analysis and interpretation of the material, points to emerging issues about the material published on YouTube. The research results confirm the hypothesis that in the production of audiovisual content on YouTube in Brazil, there are recurring characteristics both in the production practices and in the content of the videos published in the channels of the selected YouTubers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27385
Aparece nas coleções:PPGEM - Doutorado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Youtuberprodutorconteúdo_Leite_2019.pdf10,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.