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Title: Escola de música Jaime Lourenço: flexibilidade espacial e conforto acústico no projeto arquitetônico
Authors: Silva, Marcela Celani
Keywords: Projeto arquitetônico;Escola de música;Flexibilidade;Conforto acústico
Issue Date: 21-Apr-2019
Citation: SILVA, Marcela Celani. Escola de música Jaime Lourenço: flexibilidade espacial e conforto acústico no projeto arquitetônico. 2019. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto arquitetônico de um edifício de uso escolar destinado ao ensino musical com ênfase na flexibilidade espacial e no conforto acústico. Este documento é composto por um relatório técnico e um projeto arquitetônico para uma instituição no bairro de Tirol, Natal/RN, justificado pelo aumento do número de alunos na escola e demanda por espaços adequados às pedagogias adotadas, com melhor funcionalidade e desempenho acústico. Os procedimentos metodológicos de pesquisa abrangem pesquisa bibliográfica, análise de projetos arquitetônicos correlatos, estudos de caso e visita in loco na área de intervenção para estudo dos condicionantes projetuais. Os procedimentos metodológicos do projeto incluem programação arquitetônica com sistematização dos dados coletados pelo método Problem Seeking (PENA, 2001), exercícios de projeto das aulas de atelier do curso de mestrado profissional, elaboração de programa de necessidades e pré-dimensionamento, fornecendo subsídios para espacialização da ideia em croquis e maquetes da proposta projetual, bem como seu desenvolvimento através de simulações de conforto e representação gráifca. Os resultados consistem em um produto arquitetônico na fase de anteprojeto com descrição da flexibilidade espacial adotada, na escala interna ao edifício e suas etapas da construção, e análise do conforto acústico dos principais recintos nos quesitos isolamento e condicionamento sonoro segundo as normas técnicas.
Abstract: This Master’s degree final project consists of the elaboration of an architectural project of a music school building in Natal, Rio Grande do Norte, with emphasis in the spatial flexibility and acoustic comfort. This document is composed by a technical report and an architectural project for an institution in Tirol district, justified by the increase in the number of students in the school and demand for spaces adapted to the pedagogies adopted, with better functionality and acoustic performance. The methodological procedures of research include bibliographical research, analysis of related architectural projects, case studies and on-site visit in the intervention area to study the design constraints. The methodological procedures of the research include architectural programming with systematization of the collected data by the Problem Seeking method (PENA, 2001), project exercises of the master's degree workshop, preparation of needs program and pre-dimensioning, providing subsidies for spatialization of the idea in sketches and models of the design proposal, as well as its development through simulations of comfort and graphical representation. The results consist of an architectural product in the preliminary design phase with a description of the spatial flexibility adopted in the internal scale of the building and its stages of construction and analysis of the acoustic comfort of the main enclosures in the requirements of sound insulation and conditioning according to technical standards.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27500
Appears in Collections:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

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