Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27832
Title: Educação Física e narrativas midiáticas: mediação e saberes para além dos muros da escola?
Other Titles: Physical education and meditating narratives: mediation and knowledge beyond the schools?
Authors: Santos, Sheylla Miris de Lima
Advisor: Araújo, Allyson Carvalho de
Keywords: Educação física;Narrativas midiáticas;Pedagogias culturais;BNCC
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: SANTOS, Sheylla Miris de Lima. Educação Física e narrativas midiáticas: mediação e saberes para além dos muros da escola?. 2019. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: As mídias e as práticas corporais na sociedade contemporânea, estão relacionadas e incentiva-se o debate posto, dado a relevância das interfaces entre as mídias e a Educação Física escolar que tem como finalidade, proporcionar a apropriação crítica e vivências das práticas corporais e da cultura de movimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá respaldo, aos professores, para a utilização das mídias em sala de aula e propõe dimensões do conhecimento que podem ser desenvolvidas a partir de apreciações de narrativas midiáticas. As pedagogias culturais, por sua vez, corroboram para a compreensão e inserção de artefatos da mídia na escola. Posto isso, o estudo tem como objetivo analisar os conteúdos das práticas corporais presentes no programa Esporte Espetacular, exibido pela Rede Globo, e estabelecer uma correlação com suas possibilidades de usos pedagógicos apontados na BNCC. Para isso, foi adotado o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, no qual realizou-se a observação sistemática de 17 transmissões na íntegra do programa. As transmissões foram observadas através do portal “Globo Play” (https://globoplay.globo.com), que disponibiliza as edições na íntegra, restrito para assinantes. Para mapear as reportagens, organizamos o material por dia, considerando, nos produtos midiáticos, os seguintes indicadores: duração, prática corporal, síntese da reportagem, unidade temática e dimensões do conhecimento segundo a BNCC. Ao finalizar a pesquisa, foi possível constatar que existem potencialidades pedagógicas nos conteúdos publicizados pelo Esporte Espetacular e que tratam das práticas corporais, embora sejam predominantes as temáticas esportivas. No entanto, a proposta da BNCC, por si só, não dá conta das possibilidades de ensino e aprendizagem que emergem dos artefatos culturais.
Abstract: The mediatization and corporal practices in contemporary society are related and encouraged the debate put, given the relevance of the interfaces between the media and the School Physical Education, that has as purpose to provide the critical appropriation and experiences of the corporal practices and the culture of movement. The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) gives support to teachers for the use of the media in the classroom and proposes dimensions of knowledge that can be developed from the appreciation of media narratives. Cultural pedagogies, in turn, corroborate the understanding and insertion of media artifacts in school. Thus, the study objective to analyze the contents of corporal practices present in the Esporte Espetacular program, show by Rede Globo, and to establish a correlation with its possibilities of pedagogical uses pointed out in BNCC. For this, the type of qualitative descriptive research was adopted, in which the systematic observation of 17 broadcasts was carried out in the whole program. The broadcasts were observed through the "Globo Play" portal (https://globoplay.globo.com), makes the programs fully available. To map the reports, we organized the material per day, considering the following indicators in the media products: duration, body practice, synthesis of the report, thematic unit and dimensions of knowledge according to the BNCC. At the end of the research, it was possible to verify that pedagogical potential exists in the contents advertised by Esporte Espetacular and that deal with corporal practices, however sports themes are predominant. Yet, the BNCC proposal alone does not account for the possibilities of teaching and learning that emerge from cultural artifacts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27832
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoFísicanarrativas_Santos_2019.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.