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Title: O ensino da geriatria e gerontologia no curso de medicina da UFRN: reflexões para a elaboração da matriz curricular para a graduação
Authors: Formiga, Betina Barbiero Saad
Advisor: Diniz, Rosiane Viana Zuza
Keywords: Competência clínica;Educação baseada em competências;Geriatria;Ensino
Issue Date: 9-Sep-2019
Citation: FORMIGA, Betina Barbiero Saad. O ensino da geriatria e gerontologia no curso de medicina da UFRN: reflexões para a elaboração da matriz curricular para a graduação. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O envelhecimento populacional e aumento da longevidade são fatores marcantes em todo o mundo. Em resposta a este desafio e ao impacto gerado nas questões da saúde, muitas das escolas de medicina de todo o mundo vem desenvolvendo alguma forma de programa de Educação Médica voltada para a Saúde do Idoso. O objetivo deste estudo foi construir uma proposta de matriz de competências para o ensino da Geriatria e Gerontologia para o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de estudo exploratório, prospectivo desenvolvido em etapas: análise documental das ementas e programas dos componentes curriculares do curso de medicina e levantamento da literatura em busca de matrizes de competências nacionais e internacionais em geriatria; análise da percepção docente sobre o ensino de geriatria e gerontologia na UFRN e elaboração da matriz de competência em geriatria e gerontologia para o curso de Medicina da UFRN. Para validação desta matriz utilizou-se a Estratégia Delphi com 11 especialistas em Geriatria, docentes e tutores das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Como resultado foram encontradas ementas e programas pouco detalhados, diversas propostas de matrizes de competência publicadas que foram úteis na elaboração de uma proposta de matriz própria da UFRN. Esta foi enviada para o painel de especialistas para obtenção de consenso (50% de concordo + concordo totalmente), em cada item, em todos os conteúdos e competências propostos pela matriz. Os especialistas também puderam sugerir metodologias de ensino e avaliação, predominando as mais tradicionais, porém, já com inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade de capacitação docente para as mesmas. A construção desta matriz pretende tornar o ensino da geriatria mais integrado ao longo de todo o curso, com maior envolvimento interdisciplinar e com desenvolvimento de competências gradativas. Assim, possibilitará a formação de médicos generalistas mais competentes para a atenção a saúde do idoso.
Abstract: The aging population and its intrinsic increased-longevity are striking phenomena all around the world. In response to this challenge, specially concerning the health care of this population, countless medical schools throughout the world have been developing Medical Education programs in the topics of Geriatrics. The aim of this study was to produce a matrix of competencies for the teaching of Geriatrics and Gerontology in the Medical School of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It is an exploratory, prospective study developed in stages: documentary analysis of the geriatric competencies already declared on our Medical School curriculum; literature search for national and international matrixes of competencies in the field of Geriatrics; online survey with the teachers of Geriatrics curricular components to investigate their perception of the teaching of Geriatrics and Gerontology at UFRN and ask for suggestions on ways to improve it; elaboration of a matrix of competencies in Geriatrics and Gerontology for the UFRN Medical School. To produce this matrix, we requested 11 geriatricians who are teachers or tutors at higher education institutions in Rio Grande do Norte to analyze it and also give further suggestions on teaching and evaluation methodologies. Using the Delphi Strategy, there was a consensus reach after 2 rounds (50% agreement + fully agree) in all the contents and competencies proposed. The specialists mainly suggested traditional learning and evaluation strategies, demonstrating the need of further teacher training on new methodologies. As a final product, we achieved a consensus for "UFRN Medical School Essential Geriatrics Competencies" presented in this article. Based on this, we intend to gradually insert Geriatrics teaching along the Medical School, preferably with multidisciplinary involvement. Implementing UFRN's own matrix will probably train more competent general practitioners in the care of elderly patients.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28044
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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