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Título: O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
Título(s) alternativo(s): The UFRN Pedagogy distance course (2012-2016) from the perspective of graduates, teachers and tutors
Autor(es): Araújo, Naelly Carla Medeiros
Orientador: Barbalho, Maria Goretti Cabral
Palavras-chave: Educação superior;Educação a distância;Formação inicial de professores
Data do documento: 24-Ago-2018
Referência: ARAÚJO, Naelly Carla Medeiros. O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos da formação do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2012 a 2016. Inscreve-se que a temática do uso da educação a distância na formação de professores vem sendo, cada vez mais, adotada como estratégia de expansão do ensino superior. Dessa forma, é preciso estudar as contradições que há dentro de um processo de formação, visto que existem posicionamentos favoráveis e contrários à temática da formação inicial de professores via a modalidade de educação a distância. Dessa maneira, apresenta como objetivo geral analisar as perspectivas avaliativas dos formadores e egressos do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, período de 2012 a 2016. Como objetivos específicos, aponta-se: analisar a modalidade a distância como estratégia de expansão da educação superior, especificamente na formação de professores para a educação básica; analisar a configuração assumida pelo curso de pedagogia a distância oferecido pela UFRN, considerando aspectos históricos e legais de implantação e implementação; e investigar que implicações o curso de Pedagogia a Distância da UFRN trouxe para a expansão do ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte (RN). O caminho metodológico seguido considerou aspectos históricos compreendidos de dentro para fora de um contexto específico. São considerados sujeitos da pesquisa a Equipe de coordenação do curso, professores, tutores a distância e egressos que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa respondendo as entrevistas e questionários. As entrevistas e questionários contemplam: uma avaliação da formação do curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016), com análise de documentos como as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a resolução que instituiu a implementação do curso e o projeto Político-Pedagógico do curso; a interação dos sujeitos no processo de formação e a plataforma que viabiliza o acesso dos conteúdos; os materiais didáticos e metodologias utilizadas pelos professores e outros aspectos. A análise revela que os sujeitos que participaram do desenvolvimento dessa pesquisa acreditam que a educação a distância é um caminho sem retorno, que veio não para suprir a educação superior presencial, mas para democratizar o acesso a esse nível educacional. Trata-se de uma modalidade que precisa de administração de tempo por parte do aluno, proporcionando a este um desenvolvimento em sua autonomia. O estudo evidenciou que os sujeitos da pesquisa compreendem que a EaD é uma possibilidade de formação em nível superior e o Curso de Pedagogia a distância da UFRN possui uma formação satisfatória, apresentando recursos para o desenvolvimento e conclusão da formação dos estudantes. Todavia, ressalta-se que o curso necessita melhorar em aspectos como a interação no processo ensino-aprendizagem dos sujeitos, a rotatividade dos tutores a distância e uma maior introdução dos estudantes na pesquisa científica.
Abstract: This work analyzes theoretical and methodological aspects of the formation of the Pedagogy distance course of the Federal University of Rio Grande do Norte in the period from 2012 to 2016. It is argued that the issue of the use of distance education in teacher training has been increasingly adopted as the higher education expansion strategy. Therefore, it is necessary to study the contradictions that exist within an academic process, since there are positive and contrary positions to the theme of the initial formation of teachers by the modality of distance mode. Thus, has as main objective to analyze the evaluative perspectives of teachers and graduates of Pedagogy distance course of the Federal University of Rio Grande do Norte, from 2012 to 2016. As specific objectives, it is pointed out: to analyze the distance modality as expansion strategy of higher education, specifically in teacher training for basic education; examine how the Pedagogy distance course is offered by UFRN considering historical and legal aspects of deployment and implementation; and investigate what implications the UFRN Pedagogy distance course has brought to the expansion of higher education in the State of Rio Grande do Norte (RN). The methodological approach followed considered historical aspects understood from the inside out of a specific context. The course coordination team, teachers, distance tutors and graduates who contributed to the development of this research, responding to interviews and questionnaires, are considered subjects of the research. The interviews and questionnaires include: an evaluation of UFRN Pedagogy distance course (2012-2016), with analysis of documents as the Curriculum Guidelines for the Education Course, the resolution establishing the implementation of the course and its political-pedagogical project; subjects interaction in the training process and the platform that enables access of the contents; teaching materials and methodologies used by teachers and other aspects. The analysis reveals that the subjects who participated in the development of this research believe that distance education is a path without return, which came not to supply higher education face-to-face, but to democratize access to this educational level. It is a modality that requires a time management by the student, giving this one developing their autonomy. The study showed that the research subjects understand that distance education is a possibility of higher education and UFRN Pedagogy distance course has an adequate training, presenting resources for the development and conclusion of student training. However, it should be emphasized that the course needs to improve in aspects such as interaction in the teaching-learning process of the subjects, the rotation of distance tutors and a greater introduction of students into scientific research.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28411
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