Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28535
Título: Eficácia de intervenções educativas como estratégia de ensino-aprendizagem sobre a irrigação de colostomia
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of educational interventions as a teachinglearning strategy in colostomy irrigation
Autor(es): Lucena, Silvia Kalyma Paiva
Orientador: Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
Palavras-chave: Enfermagem;Educação em enfermagem;Simulação;Estomia;Irrigação terapêutica
Data do documento: 27-Jan-2020
Referência: LUCENA, Silvia Kalyma Paiva. Eficácia de intervenções educativas como estratégia de ensino-aprendizagem sobre a irrigação de colostomia. 2020. 127f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Introdução: Existe uma série de estratégias que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do estudante de graduação em enfermagem, dentre elas a aula expositiva dialogada e a simulação clínica. Na assistência de enfermagem a pessoa com estomia intestinal e o procedimento de irrigação de colostomia podem ser utilizadas estas duas metodologias. Diante disso, objetivou-se analisar a eficácia de intervenções educativas como estratégia ensino-aprendizagem sobre o procedimento de irrigação de colostomia. Método: Estudo experimental, randomizado, no qual os participantes foram divididos em grupo controle e experimental, aleatoriamente. A análise do conhecimento foi mediante a aplicação de um instrumento contendo 10 questões em três etapas: pré-teste, pós-teste e teste de retenção. Os dois grupos receberam materiais para leitura prévia. Para o grupo controle foi ministrada aula expositiva dialogada sobre o procedimento de irrigação de colostomia e para o grupo intervenção realizou-se simulação clínica. A análise dos dados ocorreu mediante do programa SPSS 20.0, por meio da análise estatística descritiva e inferencial, com os testes Qui-quadrado e o teste de MannWhitney. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 02977518.8.0000.5537. Resultados: Na etapa de revisão de literatura, a amostra final foi composta por 5 artigos. Quanto aos aspectos técnicos trazidos pela literatura, a maioria dos artigos trazem informações sobre a frequência de irrigação, tempo de todo procedimento, o volume de água e sobre o tempo de infusão da água. No que se refere a validação, o instrumento de análise de conhecimento teve Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,96 e o cenário de simulação clinica sobre o procedimento de irrigação, Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,87, sendo considerados validados. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos controle e experimental no pré-teste (p=1,000), nem no pós-teste (p= 0,846); e na retenção, realizada trinta dias após a intervenção, observaram-se melhores escores no grupo intervenção (média 9,00) em relação ao grupo controle (média 7,63) e com diferenças estatisticamente significativa p=0,015. Conclusão: O estudo demostrou que ambas as estratégias apresentaram-se eficazes. A aula expositiva dialogada apresentou-se eficaz no entanto, a simulação clínica obteve maiores escores em longo prazo, na retenção. As contribuições estão relacionadas a elaboração de instrumentos validados que poderão ser utilizados futuramente pela comunidade acadêmica sobre a irrigação de colostomia.
Abstract: Introduction: There are a number of strategies that can be used in the teachinglearning process of undergraduate nursing students, among them the expository dialogue and clinical simulation. In nursing care, the person with intestinal ostomy and the colostomy irrigation procedure can be used these two methodologies. Therefore, the objective was to analyze the effectiveness of educational interventions as a teaching-learning strategy on the colostomy irrigation procedure. Method: Randomized, experimental study, in which the participants were randomly divided into a control and an experimental group. The knowledge analysis was done through the application of an instrument containing 10 questions in three stages: pre-test, post-test and retention test. Both groups received materials for prior reading. For the control group, an expository class was given, with a dialogue about the colostomy irrigation procedure, and for the intervention group, clinical simulation was performed. Data analysis was performed using the SPSS 20.0 program, using descriptive and inferential statistical analysis, using the Chi-square test and the Mann-Whitney test. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte and Certificate of Presentation for Ethical Appreciation 02977518.8.0000.5537. Results: In the literature review stage, the final sample consisted of 5 articles. As for the technical aspects brought by the literature, most articles bring information about the frequency of irrigation, time of the entire procedure, the volume of water and the time of water infusion. With regard to validation, the knowledge analysis instrument had a Content Validity Index greater than or equal to 0.96 and the clinical simulation scenario on the irrigation procedure, Content Validity Index greater than or equal to 0.87 , being considered validated. There were no statistically significant differences between the control and experimental groups in the pre-test (p = 1,000), or in the post-test (p = 0.846); and in retention, performed thirty days after the intervention, better scores were observed in the intervention group (mean 9.00) compared to the control group (mean 7.63) and with statistically significant differences p = 0.015. Conclusion: The study showed that both strategies were effective. The expository class dialogued was effective, however, the clinical simulation obtained higher scores in the long term, in retention. The contributions are related to the development of validated instruments that can be used in the future by the academic community on colostomy irrigation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28535
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficaciaintervencoeseducativas_Lucena_2020.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.