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Title: Cartografia do audiovisual no Rio Grande do Norte: experiências emergentes na produção e circulação de obras audiovisuais independentes (2010 - 2018)
Authors: Coelho, Diana Xavier
Advisor: Lacerda, Juciano de Sousa
Keywords: Produção;Circulação;Audiovisual;Cinema;Rio Grande do Norte
Issue Date: 11-Oct-2019
Citation: COELHO, Diana Xavier. Cartografia do audiovisual no Rio Grande do Norte: experiências emergentes na produção e circulação de obras audiovisuais independentes (2010 - 2018). 2019. 145f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: As transformações tecnológicas que nos permitem, hoje, sermos produtores e consumidores de conteúdo, ampliaram não só o acesso aos meios de produção, mas também possibilitam a emergência de novos espaços de intercâmbio e circulação de obras audiovisuais independentes. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas e estratégias de produção e circulação de obras audiovisuais independentes no Rio Grande do Norte no período de 2010 a 2018, considerando os formatos de curtas, médias, longas-metragens e webséries. Adotando a cartografia como aporte metodológico para os estudos com o audiovisual, estabelecemos diálogos com Deleuze e Guattari (1995), Rolnik (2006), Barros e Kastrup (2015); Rosário e Aguiar (2012); César et al. (2013); Rosário (2016), dialogando ainda com pesquisas sobre a produção audiovisual independente na contemporaneidade (IKEDA, 2018; MIGLIORIN, 2012; OLIVEIRA, 2015). Após uma mirada inicial das tendências apresentadas pelas produções exibidas no circuito de festivais e mostras do Estado, realizamos entrevistas em profundidade com sete realizadores e coletivos atuantes no período, que nos revelaram a heterogeneidade dos modos de produzir e circular, assumindo desde abordagens mais autônomas e autofinanciadas até produções com aspirações industriais, configurando a multiplicidade da produção audiovisual independente no Rio Grande do Norte.
Abstract: The technological transformations that allow us, today, to be productors and consumers of content, expanded not only the access to the means of production, but also enable the emergence of new spaces for exchange and circulation of independent audiovisual production. In this sense, this research aims to investigate the practices and strategies of production and circulation of independent audiovisual works in Rio Grande do Norte from 2010 to 2018, considering the formats of short and médium films, feature films and webseries. Adopting cartography as a methodological method for audiovisual studies, establishing dialogues with Deleuze and Guattari (1995), Rolnik (2006), Barros and Kastrup (2015); Rosario and Aguiar (2012); Cesar et al. (2013); Rosário (2016), in dialogue with independent audiovisual production in contemporary times (IKEDA, 2018; MIGLIORIN, 2012; OLIVEIRA, 2015). After an initial look at the trends presented by the productions exhibited at the festival circuit in the State, we conducted in-depth interviews with seven directors and collectives working in the period, which reveal a heterogeneity of production and circulation methods, assuming from the most autonomous and self-financed approaches, even productions with industrial aspirations, configuring a multiplicity of independent audiovisual production in the State of Rio Grande do Norte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28550
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

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