Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28610
Title: Tratamento de efluentes perigosos usando tecnologias eletroquímicas combinadas a outros processos avançados de oxidação
Authors: Ferreira, Maiara Barbosa
Keywords: Oxidação anódica;Fotólise;Ferro zero valente;Biodegradabilidade
Issue Date: 30-Nov-2019
Citation: FERREIRA, Maiara Barbosa. Tratamento de efluentes perigosos usando tecnologias eletroquímicas combinadas a outros processos avançados de oxidação. 2019. 145f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O tratamento de resíduos líquidos poluídos perigosos é um tópico de grande interesse em todo o mundo, pois as questões de poluição ambiental são promulgadas anualmente, especialmente em resíduos perigosos, poluição do ar e águas residuais. As águas residuais podem ser resultantes do uso excessivo de pesticidas e fertilizantes em terras agrícolas, infiltração de barragens de gado, descarga acidental de poluentes nocivos, águas residuais industriais, lixiviados de aterros sanitários, derramamento de óleo e aparelhamento de petróleo, disposição inadequada de resíduos e estoques, entre outros. Diante desse problema, muitos estudos surgiram com o objetivo de reduzir ou eliminar os danos causados por esses contaminantes. Uma das alternativas mais amplamente utilizadas nos últimos anos é a combinação de tecnologias existentes para aumentar a eficiência nos processos de descontaminação ou propor um pré-tratamento antes do uso de alternativas convencionais, incluindo os tratamentos biológicos. Neste trabalho, propomos inicialmente o estudo do uso de uma tecnologia eletroquímica associada à remediação de solos e águas residuais. O uso da oxidação anódica combinada com processos oxidativos avançados também foi investigado usando nove combinações de AOP-ZVI para determinar a melhor combinação a ser usada como pré-tratamento para processos de degradação biológica de poluentes organoclorados. Isso foi alcançado avaliando as mudanças no comportamento respiratório de curto prazo, toxicidade e biodegradabilidade. Clopyralid tem sido usado como um modelo de hidrocarboneto clorado. Foram estudados três AOPs: AO-MMO, AO-BDD e fotólise em três modos diferentes: sem adição de ZVI, com desalogenação por ZVI como pré-tratamento e com desalogenação por ZVI simultânea ao tratamento com AOP. Os resultados mostraram que as tecnologias podem tratar com êxito resíduos poluídos com Clopyralid e os efeitos observados são significativamente melhorados pela desalogenação dos resíduos com ZVI, antes do tratamento ou simultaneamente ao tratamento com AOP.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28610
Appears in Collections:PPGQ - Doutorado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tratamentoefluentesperigosos_Ferreira_2019.pdf97.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.