Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28958
Título: Análise e proposições de melhorias no módulo central de estágios: estudo aplicado à Coordenação de Engenharia de Produção da UFRN
Autor(es): Oliveira, Dayany Ribeiro de
Orientador: Perales, Wattson José Saenz
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Sistemas de informação gerencial;Gestão da informação;Gestão de processos
Data do documento: 29-Nov-2019
Referência: OLIVEIRA, Dayany Ribeiro de. Análise e proposições de melhorias no módulo central de estágios: estudo aplicado à Coordenação de Engenharia de Produção da UFRN. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A UFRN é uma organização complexa e de múltiplas atividades administrativas, portanto, diversas informações e processos a compõem. Para dar suporte a esses processos, sistemas de informação computacionais foram criados. Um desses é o Módulo Central de Estágios, que foi incorporado no ano de 2016 para gerenciar processos de acompanhamento de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Este trabalho investigou a eficácia do uso do Módulo Central de Estágio no gerenciamento do processo de acompanhamento de estágios da UFRN e teve como unidade de análise a Coordenação da Graduação em Engenharia de Produção. O objetivo geral proposto foi o de reestruturar os procedimentos e sugerir adaptações no Módulo Central de Estágio tendo como base o modelo de Beal. Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo informacional existente do processo de estágio na CGEP; b) Verificar as necessidades de informação tática (gerencial); c) Identificar as lacunas entre processo de estágio na CGEP e o Módulo Central de Estágio. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram aplicados: análise documental, entrevista semiestruturada, reunião dirigida e mapeamento de processo. O material coletado foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados apontaram que: (a) existem incompatibilidade entre o processo de estágio da CGEP e o Módulo; (b) é necessário descrever e publicizar os fluxos informacionais e processuais que envolvem os estágios; (c) é preciso inserir funcionalidades no Módulo, as quais precisam ser melhor disseminadas. Assim, foram elaboradas propostas de intervenção que sugerem a organização e divulgação dos processos e informações relacionados ao estágio em um fluxograma; modificações na planilha controle geral da CGEP; e alterações no Módulo Central de Estágio.
Abstract: The Federal University of Rio Grande do Norte is a complex organization with multiple administrative activities, therefore, diverse information and processes compose it. To support these processes, computer information systems were created. One of these systems is the Central Internship Module, which was incorporated in 2016 to manage compulsory and noncompulsory curricular internship follow-up processes. This work investigated the effectiveness of the use of the Central Internship Module in the management of the internship monitoring process and had as its unit of analysis the Coordination of the Undergraduate Course in Production Engineering – CGEP. The proposed general objective was to restructure the procedures and suggest adaptations in the Central Internship Module based on the Beal model. To achieve the general objective, the following specific objectives were set: a) Describe the existing informational flow of the internship process at CGEP; b) Verify the needs of managerial information; c) Identify the gaps between the internship process at CGEP and the Central Internship Module. This work is classified as an applied research, based on a descriptive and qualitative approach, in which the following methodological procedures were applied: document analysis, semi-structured interview, focus group and process mapping. The collected material was interpreted from the content analysis proposed by Bardin. The results indicated that: (a) there is incompatibility between the CGEP internship process and the Central Internship Module; (b) it is necessary to describe and publicize the informational and procedural flows that involve the stages; (c) it is necessary to insert functionalities in the Central Internship Module, which need to be better disseminated. Thus, intervention proposals were prepared that suggest the organization and dissemination of the processes and information related to the internship in a flowchart; modifications to the general control spreadsheet of CGEP; and changes to the Central Stage Module.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28958
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analiseproposicoesmelhorias_Oliveira_2019.pdf5,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.