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Título: Ensinando argumentação científica: um estudo sobre os saberes docentes na formação inicial
Autor(es): Oliveira, Wesley Costa de
Palavras-chave: Argumentação;Conhecimento meta-estratégico da argumentação;Formação de professores
Data do documento: 25-Jul-2019
Referência: OLIVEIRA, Wesley Costa de. Ensinando argumentação científica: um estudo sobre os saberes docentes na formação inicial. 2019. 164f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo sua inserção nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações políticas, sabe-se que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na Formação de Professores (FP). Assim, defende-se o desenvolvimento desse conhecimento por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotou-se o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para promover o engajamento em processos argumentativos e a compreensão epistemológica nos licenciandos. Esta tese objetivou estudar elementos dos saberes dos futuros docentes para a inserção da argumentação em salas de aulas de ciências. O referencial teórico foram os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. O corpus é proveniente de 11 documentos inscritos, das gravações em áudio e vídeo de 12 encontros, das gravações em áudio e vídeo de 3 intervenções para estudantes de Ensino Médio e de 2 entrevistas com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre os principais resultados, devido à natureza singular desse tipo de conhecimento, propõe-se a utilização de um termo especial: conhecimento docente para a inserção da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. E a partir dele, outras duas denominações: a primeira, o conhecimento pedagógico no contexto do ensino da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem e, a segunda, o conhecimento da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. Em relação ao primeiro foi proposto um corpo de conhecimento específico, dentre os quais 5 saberes docentes que “emergiram” durante as análises. Já em relação ao segundo, em especial, o conhecimento meta-estratégico da argumentação, foram propostos 8 saberes docentes para esse corpo de conhecimento específico.
Abstract: In recent years, studies involving argumentation and different goals for science education have diversified around teaching sequence proposals. In recent years, studies involving argumentation and different goals for science education have diversified around teaching sequence proposals. There are also international political indications defending their insertion in the science classrooms. Although literature has emphasized the importance of its teaching and there are political indications, we know that promoting it in science classes is not something simple. The lack of teacher knowledge on the part of teachers to support students' arguments has been identified as a major obstacle. One of the possibilities to develop these knowledge, and more specifically, those related to meta-strategic knowledge, can be to act in the Teacher Education (TE). Thus, the development of this knowledge is defended through a TE course, engaging the graduates in explicit discussions about the general characteristics of the argumentation. For that, the convergence of History and Philosophy of Science-Argumentation was adopted as a didactic position. In other words, the use of History and Philosophy of Science (HFC) was adopted as an approach to promote the engagement in argumentative processes and the epistemological understanding in the graduating. This thesis aimed to study elements of the knowledge of future teachers for the routine insertion of argumentation in science classrooms. The theoretical reference was the works of Anat Zohar about the teaching knowledge in the context of teaching strategies of thought. Regarding the methodological decisions, the Discursive Textual Analysis (DTA) was adopted for the treatment of the data. The corpus came from 11 documents, audio and video recordings of 12 meetings, audio and video recordings of 3 interventions for high school students and 2 interviews with undergraduate students of the subproject-physics of PIBID-UFRN. Among the main results, due to the unique nature of this type of knowledge, it was proposed to use a special term: teacher knowledge for the routine insertion of argumentation as a strategy of high order thinking. And from it, two other denominations: the first, pedagogical knowledge in the context of the teaching of argumentation as a strategy of high order thinking, and the second, the knowledge of argumentation as a strategy of high order thinking. In relation to the first, a specific body of knowledge was proposed, among which 5 teaching knowledge that "emerged" during the analysis. In relation to the second, in particular, the meta-strategic knowledge of the argumentation, 8 teaching knowledge was proposed for this body of specific knowledge.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29056
Aparece nas coleções:PPECM - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

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