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Título: A trajetória acadêmica feminina em STEM com base nos bancos de dados da UFRN
Autor(es): Santos Júnior, Gentil Lúcio dos
Orientador: Guimarães, Patricia Borba Vilar
Palavras-chave: Trajetória acadêmica;Mulheres;STEM
Data do documento: 26-Mai-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS JÚNIOR, Gentil Lúcio dos. A trajetória acadêmica feminina em STEM com base nos bancos de dados da UFRN. 2020. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a trajetória de vida acadêmica de mulheres do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, utilizando o banco de dados da própria instituição. Esses bancos de dados correspondem ao da Superintendência de Informática da UFRN – SINFO, e ao do Observatório da Vida do Estudante Universitário - OVEU. A pesquisa tem caráter descritivo, pois procurou conhecer com maior profundidade os aspectos da trajetória acadêmica das alunas do curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia. Para tanto, utilizou-se de materiais que já passaram por tratamento analítico, como livros e artigos, e, também, fez uso de dados que ainda não foram devidamente tratados. A população foi composta por alunas que ingressaram em BCT em um horizonte temporal de três anos, compreendendo o período de 2014 a 2017. Os dados foram coletados nos Banco de dados da própria instituição e foram tratados por meio de estatística descritiva. Ao fim da pesquisa, foi possível realizar uma proposta de intervenção com o intuito de reverter a situação de haver pouca representação feminina no curso de BCT. Para isso, foi proposta adaptação das ações institucionais realizadas pela Carnegie Mellon University para a realidade da UFRN.
Abstract: The general objective of this research is to investigate the academic life trajectory of women from the Bachelor of Science and Technology course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, using the own institution's database. These databases correspond to the UFRN's Superintendence of Informatics – SINFO, and the University Student Life Observatory - OVEU. The research has a descriptive character, as it sought to know more deeply the academic trajectory aspects of the students of the Bachelor of Science and Technology course. For this, matters that have already undergone analytical treatment was used, such as books and articles, and some data that have not been properly treated yet. The population was composed of students who had joined in BCT for a time horizon of three years, covering the period from 2014 to 2017. Data were collected in the database of the institution itself and were treated using descriptive statistics. At the end of the research, it was possible to make an intervention proposal to reverse the situation of scarce female representation in the BCT course. For this, it was proposed to adjust the institutional actions carried out by Carnegie Mellon University to the reality of UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29547
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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