Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29610
Título: Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
Autor(es): Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
Orientador: Surdi, Aguinaldo César
Palavras-chave: Jogo;Educação Física;Escola
Data do documento: 5-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.
Abstract: Sport, games, gymnastics, dance, fighting, among other activities, are bodily manifestations present in society, which Physical Education appropriates as content in its school pedagogical practice. In this sense, we bring the game as content and pedagogical strategy, but our main focus is to discuss the different nuances (spaces, materials, participatory planning, student protagonism, development of the thematic unit, among others) of two different school units, which, by themselves, they demand a series of distinct factors that are highly relevant to be discussed, namely: geographic, social, economic reality, municipalities, internal organizations, cultures, as well as factors to be known from this research. These factors are present in the lives of many teachers who share their teaching trajectory in more than one school. The present research sought, from an intervention report, to analyze the development of the thematic game unit in two elementary schools. The results show similarities and differences between both schools. As potential factors, we highlight participatory planning, the use of different spaces inside and outside the school, the making of some materials used and different forms of assessment. With regard to limiting factors, we identified space limitations, such as the open court, and some problems such as indiscipline and the withdrawal of some students from classes. These processes are part of school Physical Education and have a great relevance for the area in their discussion.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610
Aparece nas coleções:PPEFRN - Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.