Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29707
Title: Gestão do conhecimento na definição de investimentos no mercado acionário
Other Titles: Knowledge management influence in stock market choices
Authors: Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de
Dowell, Henrique Atta Mac
Gomes, João Paulo Bernardo da Silva
Valentim, Ricardo Alexandro de Medeiros
Hékis, Hélio Roberto
Keywords: Gestão do conhecimento;Aprendizagem;Mercado financeiro;Processo decisório
Issue Date: Jan-2013
Publisher: Faculdades FACET
Citation: ARAÚJO, A. N. B.; DOWELL, H. A. M.; GOMES, J. P. B. S.; VALENTIM, R. A. M.; HÉKIS, H. R.. Gestão do conhecimento na definição de investimentos no mercado acionário. Revista Gestão do Conhecimento, v. 6, p. 1-17, 2013. Disponível em: https://www.facet.br/gc/artigos/resumo.php?artigo=52. Acesso em: 18 jul. 2020.
Portuguese Abstract: O presente artigo aborda a importância da gestão do conhecimento na tomada de decisão, focando-se no processo de aprendizagem. A pesquisa em pauta é exploratória, descritiva e avaliativa. Para tal, utilizou-se um estudo de caso em uma corretora de ações analisando as transformações de conhecimento ocorridas nas instruções sobre o mercado acionário para os investidores – uma das principais funções das corretoras no Brasil. Dessa forma, o estudo propõe um modelo de fluxo de conhecimento entre a corretora e seus clientes. Como resultado alcançado, salienta-se que o compartilhamento de informações e a gestão do conhecimento estão no cerne dessas organizações, assim como a gestão de operações está no cerne de uma indústria, pois o conhecimento passa a ser um agente transformador no processo de tomada de decisão
Abstract: This article discusses the importance of knowledge management in decision making, focusing on the learning process. The research is exploratory, descriptive and evaluative. We used a case study in a stock brokerage firm analyzing the transformations occurring in directions of knowledge about the stock market for investors one of the main roles of brokers in Brazil. The study proposes a model of knowledge flow between the broker and its clients. As a result achieved, it should be noted that information sharing and knowledge management are at the heart of these organizations, as well as operations management is at the heart of an industry because knowledge becomes a transforming agent in the process of decision making
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29707
ISSN: 1982-0666
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoConhecimentoDefinição_Hékis_2013.pdf774,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons