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Título: Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral
Título(s) alternativo(s): Usability evaluation of an interactive electronic system to aid in the motor and cognitive rehabilitation of patients with stroke
Autor(es): Fonseca, Luiza Gabriela de Araújo
Silva, Aline Layze Pereira
Oliveira, Victor Galdino
Pantoja, André Luis Hernandez
Bahia, Carlomagno Pacheco
Dantas, Rummenigge Rudson
Rosa, José Guilherme da Silva Santa
Pereira, Antonio
Palavras-chave: Jogos Sérios;Usabilidade;Reabilitação;Serious Games;Rehabilitation;Usability
Data do documento: 1-Abr-2019
Editor: Universidade de Aveiro
Referência: FONCESA, L.; SILVA, A. L.; Oliveira, Victor G.; Pantoja, A.; BAHIA, C. P.; DANTAS, Rummenigge R.; ROSA, J. G. S. S.; PEREIRA, A.. Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral. Revista dos Encontros internacionais Ergotrip Design, v. 1, p. 46-53, 2017. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/1552 Acesso em: 05 out. 2020. https://doi.org/10.34624/etd.v0i2.1552
Resumo: Introdução: Os Serious games são cada vez mais usados como adjuvantes para suplementar terapias tradicionais. Uma das etapas mais importantes para sua implementação é a avaliação de usabilidade com uma amostra de usuários. OBJETIVOS: Avaliar a usabilidade de um serious game voltado para a reabilitação motora de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC). METODOLOGIA: 21 indivíduos avaliaram o jogo digital “O Caçador de Relíquias Perdidas” que utiliza a luva multissensorial “NEDGlove”, ambos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa NeuroErgoDesign, da UFRN. Os participantes foram submetidos a duas sessões de 5 minutos com o jogo. Para análise estatística, utilizamos o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman. RESULTADOS: Existem correlações significativas entre o grau de experiência e os aspectos visuais, concentração, adaptação e imersão ao ambiente virtual. Evidenciou-se, também, correlação entre o funcionamento do hardware e software com o desempenho na tarefa. CONCLUSÃO: Os resultados de usabilidade do sistema com indivíduos saudáveis credenciam o sistema para ser testado com sua população-alvo, pacientes em reabilitação pós-AVC
Abstract: Introduction: Serious games have been widely used as support to traditional therapies in healthcare. However, their usability has to be evaluated first to assure its effectiveness with the target group. OBJECTIVE: To evaluate the usability of a serious game developed to assist in the motor rehabilitation of stroke patients. METHODS: 21 subjects evaluated the virtual game “O Caçador de Relíquias Perdidas” and its multisensory glove “NEDGlove”, developed by the NeuroErgoDesign research group. The subjects tested the game two sessions of 5-min. For the statistical analysis, we used the Wilcoxon test and the Spearman correlation. The project was approved by the Research Ethics Committee of the University Hospital Onofre Lopes (CAAE: 34478214.0.0000.5292). RESULTS: We observed significant correlations between actual experience and the visual aspects of the game, concentration, adaptation and immersion in the virtual environment. There was also a correlation between design of both hardware and software and performance of the task. CONCLUSION: The system’s usability suggests a successful acceptance by the target population, stroke rehabilitation patients
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30811
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