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Título: Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no sistema de saúde como estratégia de formação médica
Título(s) alternativo(s): Integrated experience in the community: longitudinal health care insertion as medical education strategy
Autor(es): Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e
Melo, Lucas Pereira de
Pinto, Tiago Rocha
Azevedo, George Dantas de
Santos, Marcelo dos
Câmara, Rafael Barros Gomes da
Costa, Pâmera Medeiros da
Mata, Ádala Nayana de Sousa
Palavras-chave: Educação baseada na comunidade;Educação médica;Programa Mais Médicos;Atenção Primária à Saúde;Community-based education;Medical education;More Doctors Program;Primary Health Care
Data do documento: 2017
Editor: UNESP
Referência: OLIVEIRA, Ana Luiza de Oliveira e; MELO, Lucas Pereira de; PINTO, Tiago Rocha; AZEVEDO, George Dantas de; SANTOS, Marcelo dos; CÂMARA, Rafael Barros Gomes da; COSTA, Pâmera Medeiros da; MATA, Ádala Nayana de Sousa. Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no sistema de saúde como estratégia de formação médica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 1355-1366, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501355&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0533
Resumo: Propostas inovadoras para o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Medicina vêm sendo desenvolvidas em busca de uma formação profissional generalista, humanista e crítica. A partir da aprovação do Programa Mais Médicos (PMM), novas escolas foram criadas adotando metodologias de ensino ativas e promovendo maior integração ensinoserviço-comunidade. Este artigo é um relato de experiência sobre o desenvolvimento do módulo Vivência Integrada na Comunidade no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, que oportuniza ao estudante uma inserção longitudinal no sistema de Saúde em municípios do interior do Nordeste. Essa proposta vem promovendo maior integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da Saúde. A aposta é a de que este módulo poderá contribuir com a fixação do médico na região e fortalecer o sistema de Saúde no interior do Brasil
Abstract: Innovative teaching-learning process proposals for medical courses have been developed for generalist, humanistic, critical professional education. Beginning with approval of the More Doctors Program, new schools were created, adopting active teaching methodologies and promoting further community-service-teaching integration. This paper is an experience report on the development of the Integrated Experience in the Community module in the medical course at the Medical Sciences Multi-campuses College of Rio Grande do Norte, which provides students with longitudinal insertion opportunities in the healthcare system of the hinterland towns of the Northeast region. This proposed module has been promoting further integration between the university managers, and healthcare workers. The goal of this module is to contribute to securing physicians for in the region and strengthening the healthcare system in the Brazilian hinterland
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31054
ISSN: 1414-3283
1807-5762
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