Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31322
Título: | Ações educativas para prevenção de complicações relacionadas à gestação |
Título(s) alternativo(s): | Educational actions for preventing pregnancy-related complications |
Autor(es): | Jacob, Lia Maristela da Silva Mafetoni, Reginaldo Roque Figueira, Maura Cristiane e Silva Lopes, Maria Helena Baena de Moraes Shimo, Antonieta Keiko Kakuda |
Palavras-chave: | Complicações na gravidez;Educação em saúde;Cuidado pré-natal;Promoção da saúde;Pregnancy Complications;Health Education;Prenatal Care;Health Promotion |
Data do documento: | 8-Abr-2019 |
Editor: | Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
Referência: | JACOB, Lia Maristela da Silva; MAFETONI, Reginaldo Roque; FIGUEIRA, Maura Cristiane e Silva; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. Ações educativas para prevenção de complicações relacionadas à gestação. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 87, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/197. Acesso em: 22 jan. 2021. https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.197 |
Resumo: | Objetivo: identificar e descrever as evidências científicas sobre o uso de estratégias educativas na prevenção das complicações na gestação. Método: trata-se de uma revisão integrativa, realizada de abril a julho de 2018. Foram selecionados artigos em português, inglês ou espanhol. Resultados: amostra final constituiu de 27 artigos, que emergiram cinco categorias: indicadores de qualidade e satisfação da gestante na assistência pré-natal, educação em saúde, estudos de revisão na literatura, instrumento de orientação e relato de experiência profissional. Conclusão: a construção e utilização de tecnologias em saúde na prática assistencial ao pré-natal de baixo e alto risco podem viabilizar aos profissionais uma assistência de qualidade e contribuir positivamente com os indicadores de mortalidade materno-fetal |
Abstract: | Objective: to identify and describe the scientific evidence on the use of educational strategies for preventing complications during pregnancy. Method: this is an integrative review, which was performed from April to July 2018. We selected papers in Portuguese, English or Spanish. Results: the final sample consisted of 27 papers, which arose five categories: quality indicators and satisfaction of pregnant women in prenatal care, health education, literature review studies, guidance tool and professional experience report. Conclusion: the development and use of health technologies in low-risk and high-risk prenatal care practices can allow professionals to provide a quality care and contribute positively to maternal-fetal mortality indicators |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31322 |
ISSN: | 1519-339X 2447-2034 |
Aparece nas coleções: | EMCM - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PrevencaoComplicacoesGestacao_Jacob_2019.pdf | 757,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons