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Title: Avaliação experimental de nanolubrificante híbrido composto de Al2O3 e grafite
Other Titles: Experimental evaluation of hybrid nanolubricant composed of Al2O3 and graphite
Authors: Holanda, Raphael Araújo de
Keywords: Nanolubrificante híbrido;Nanopartículas de alumina;Nanopartículas de grafite;Termo-reologia;Desempenho tribológico
Issue Date: 7-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: HOLANDA, Raphael Araújo de. Avaliação experimental de nanolubrificante híbrido composto de Al2O3 e grafite. 2018. 130f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Nanolubrificantes híbridos são obtidos pela adição de dois ou mais tipos dissimilares de nanopartículas ao lubrificante base e possuem inúmeras aplicações em diversos seguimentos da engenharia. Nesta pesquisa foi avaliado uma nova composição de nanolubrificante híbrido a partir da adição das nanopartículas de Al2O3 e grafite, variando as concentrações de 0,1 g/L a 2,0 g/L na razão em massa de 50/50, a um óleo lubrificante POE para aplicação em sistema de refrigeração. As nanopartículas de alumina foram adquiridas comercialmente, enquanto que as nanopartículas de grafite foram desenvolvidas em moinho planetário de alta energia, sendo ambas as nanopartículas caracterizadas através dos ensaios de MEV, MEV-FEG, DRX, FRX, EDX e tamanho de partícula. Foram preparadas as amostras dos nanolubrificantes híbridos através do método de dois passos com duração de 24 horas na etapa de sonicação e 24 horas na etapa de agitação rotativa. Posteriormente as amostras de nanolubrificantes híbridos foram avaliadas com relação à estabilidade através dos ensaios de inspeção visual, tamanho de partícula, potencial Zeta e potencial hidrogeniônico. Também foram submetidas às análises experimentais para mensuração das propriedades termo-reológicas, através dos ensaios de densidade, condutividade térmica, viscosidade dinâmica, tensão de cisalhamento e taxa de deformação, assim como a análise de desempenho tribológico para caracterização da eficiência do nanolubrificante híbrido em comparação ao óleo lubrificante POE de referência. A partir das avaliações desenvolvidas nesta pesquisa, concluiu-se que as alterações observadas nas propriedades termo-reológicas e de desempenho tribológico dos nanolubrificantes híbridos propostos, não foram positivas em relação ao óleo lubrificante POE de referência.
Abstract: Hybrid nanolubricants are obtained by the addition of two or more dissimilar types of nanoparticles to the base lubricant and have numerous applications in several engineering segments. In this research was evaluated a new composition of hybrid nanolubricant from the addition of the nanoparticles of Al2O3 and graphite varying the concentration from 0.1 g / L to 2.0 g / L in the mass ratio of 50/50 for a lubricant POE oil for application in refrigeration system. Alumina nanoparticles were commercially acquired, while the graphite nanoparticles were developed in a high energy planetary mill, both of which were characterized by MEV, MEV-FEG, DRX, FRX, EDX and Particle Sizing. The hybrid nanolubricant samples were prepared through the two-step method with duration of 24 hours in the stage of sonication and 24 hours in the stage of rotary agitation. Subsequently the hybrid nanolubricant samples were evaluated for stability through visual inspection, particle sizing, Zeta potential and hydrogenation potential. They were also submitted to the experimental analyzes for the measurement of the thermo-rheological properties, through the essays of density, thermal conductivity, dynamic viscosity, shear stress and strain rate. As well as the tribological performance analysis for the characterization of the efficiency of the hybrid nanolubricant in comparison to the lubricant POE oil reference. From the evaluations developed in this research, it was concluded that the changes observed in the thermo-rheological properties and tribological performance of the proposed hybrid nanolubricants, were not positive in relation to the lubricant POE oil reference.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31524
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