Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31771
Título: Plural: anteprojeto de uma escola pública integral de ensino infantil com referência na base nacional comum curricular
Título(s) alternativo(s): Plural: preliminary project of an integral public preschool and kindergarten school with reference in the (Brazilian) Common National Curriculum Base
Autor(es): Bulhões, Rafaella Priscyla Gomes
Orientador: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Palavras-chave: Arquitetura escolar;Educação infantil;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 22-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BULHÕES, Rafaella Priscyla Gomes. Plural: anteprojeto de uma escola pública integral de ensino infantil com referência na base nacional comum curricular. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este documento de conclusão de mestrado profissional tem como ponto de partida a relação entre a arquitetura e a educação, definindo como público alvo crianças de dois a seis anos de idade. Seu objetivo geral é elaborar o anteprojeto arquitetônico de uma Instituição Pública de Ensino Infantil a partir da compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - norma que define o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na etapa da Educação Infantil, a BNCC define cinco campos de aprendizagem para auxiliar o professor no planejamento de sua prática pedagógica: (i) o eu, o outro e nós; (ii) corpo, gestos e movimentos; (iii) traços, sons, cores e formas; (iv) escuta, fala, pensamento e imaginação; (v) espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Considerando tais aprendizagens, o projeto arquitetônico de uma escola deve ser desenvolvido para potencializar os objetivos dos campos de experiência infantil, sendo versátil, permeável e sujeito às modificações em função das diferentes atividades desenvolvidas. Entende-se a arquitetura como facilitadora da relação entre a escola e a população local, diálogo que pode acontecer, por meio da composição formal, do cuidado com o paisagismo, da criação de espaços de convivência, dentre outros aspectos. Para delimitação da proposta arquitetônica foram realizados: (a) aprofundamento teóricoconceitual do tema, através de pesquisa bibliográfica e estudos de referências projetuais; (b) programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto, predimensionamento, definição de conceito e partido arquitetônico; (c) desenvolvimento da proposta arquitetônica por meio de procedimentos multimétodos envolvendo meios analógicos e digitais. O resultado final é o anteprojeto arquitetônico da escola Plural. Projetada a partir do conceito do tangram, a edificação está localizada em lote com 22.345,38m², situado no contexto de uma área livre do bairro. A área construída tem 2.500,02m2, a ser executada com estrutura de concreto armado e fechamentos em concreto celular. A proposta conta com planta baixa, cortes, fachadas e maquete eletrônica, acompanhada pela memória da atividade e informações descritivas e justificativasdas principais decisões projetuais. Para maior contato da escola com a comunidade, também é apresentado estudo preliminar para a ocupação da área circundante.
Abstract: This professional master's conclusion document has as its starting point the relationship between architecture and education, defining the target audience children from two to six years old. The master general objective is to elaborate the preliminary draft of a Public Institution of Childhood Education based on the understanding of the Base Curricular Comum Nacional (Common National Curricular Base - BNCC) a rule that defines the set of learnings to be developed throughout the Primary Education. In the stage of Childhood Education, the BNCC defines five learning fields to help the teacher in planning his pedagogical practice: (i) the self, the other and us; (ii) body, gestures and movements; (iii) strokes, sounds, colors and shapes; (iv) listening, speaking, thinking and imagining; (v) space, time, quantities, relationships and transformations. Considering such learning, the architectural design of a school must be developed to enhance the objectives of those fields of children's experience, being versatile, permeable and susceptible to changes due to the different activities developed. Architecture is understood as a facilitator of the relationship between the school and the local population, a dialogue that can happen through the formal composition, the care with the landscaping, the creation of living spaces, as other aspects. To delimit the architectural proposal, the following stages were done: (a) theoretical and conceptual deepening of the theme, through bibliographic research and studies of project references; (b) architectural programming, with definition of project dilemmas and goals, predimensioning, definition of concept and architectural starting point; (c) development of the architectural proposal through multimethods procedures involving analog and digital ways. The main result of this work is the preliminary architectural draft of the Escola Plural (Plural School). Designed based on the tangram concept, the building lot has 22,345.38m², located in the context of a free area of the neighborhood. The built area has 2.500,02m2, to be executed with reinforced concrete structure and closures in cellular concrete. The proposal has a floor plan, sections, façades and a electronic model, accompanied by the memory of the activity and descriptive information and justifications of the main design decisions. For greater contact between the school and the community, a preliminary study is also presented for the occupation of the surrounding area.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31771
Aparece nas coleções:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pluralanteprojetoescola_Bulhoes_2020.pdf51,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.