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Título: Formação para o trabalho interprofissional nas residências multiprofissionais em saúde dos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(es): Silva, Candyce de Lima e
Orientador: Costa, Marcelo Viana da
Palavras-chave: Educação em Saúde;Educação superior;Educação interprofissional;Sistema Único de Saúde
Data do documento: 1-Fev-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Candyce de Lima e. Formação para o trabalho interprofissional nas residências multiprofissionais em saúde dos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2021. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A integralidade na assistência em saúde é um dos princípios do Sistema Único de Saúde no Brasil. Para atender essa demanda, compete ao Sistema Único de Saúde a formação continuada de seus recursos humanos. Nesse sentido, a Educação Interprofissional é um dos eixos formativos centrais da educação em saúde atualmente. O nosso objetivo é analisar a proposta de educação interprofissional dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculados a hospitais, bem como a percepção de seus/suas residentes sobre a formação que estão recebendo para o trabalho interprofissional. Esta pesquisa é um estudo exploratório de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa são os Projetos Pedagógicos dos cursos e entrevistas semidirigidas transcritas, realizadas junto aos(às) residentes. Analisamos os os Projetos Pedagógicos e 29 entrevistas através da análise documental e da análise de conteúdo (abordagem do framework), respectivamente. Os resultados nos mostram que todos os Projetos Pedagógicos dos programas propõem mudança de práticas tradicionais de ensino na saúde, tendo como objetivo formativo central a prática colaborativa, os projetos possuem as mesmas matrizes pedagógicas e sistema de avaliação e todos citam metodologias ativas como ferramenta de aprendizagem. Os(as) residentes têm uma boa compreensão sobre a Educação Interprofissional, o que corrobora com a definição apresentada pela literatura, e reconhecem a importância do trabalho em equipe. Percebemos, todavia, uma dissonância entre a Educação Interprofissional prevista no Projetos Pedagógicos e aquela percebida pelos (as) residentes que consideram os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde cenário fértil para a Educação Interprofissional, porém relatam que a formação uniprofissional da graduação é uma ameaça para a Educação Interprofissional; que o modelo biomédico ainda é hegemônico dentro dos hospitais, provocando um distanciamento das demais profissões com o curso de medicina; e que a separação total da residência médica e multiprofissional enfraquece a colaboração. A criação de um pensamento interprofissional é um desafio dentro da educação em saúde, no entanto, somente será fomentada se ampliarmos as atividades formativas dentro dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde que produzam interações solidárias e colaboraivas.
Abstract: The integral health care, essential for quality assistance, is one of the principles of the Sistema Único de Saúde (SUS) in Brazil. To meet this demand, compete to SUS ongoing training of its human resources. In this sense, Interprofessional Education is currently one of the central training axes of health education. Our goal is to examine a proposal for the IE at Multi-professional Residency Programs in Health of the Federal University of Rio Grande do Norte, linked to hospitals. This research is an exploratory study. The corpus of the research is the Pedagogical Projects of the transcribed courses and semi-directed interviews, carried out with the residents. We analyzed the Pedagogical Projects and 29 interviews through document analysis and content analysis (framework approach), respectively. The results show us that all programs propose a change from traditional health teaching practices, with the central formative objective of collaborative practice in their Pedagogical Projects, the projects have the same pedagogical matrices and evaluation system and all cite active methodologies as a learning tool. Residents have a good understanding of Interprofessional Education, which corroborates the definition presented in the literature and recognize the importance of teamwork. We perceive, however, a dissonance between the Interprofessional Education foreseen in the Pedagogical Projects and that perceived by the residents who consider the Multiprofessional Residency Programs in Health to be a fertile scenario for IE, but they report that: The uniprofessional training of undergraduate students is a threat to Interprofessional Education; The biomedical model is still hegemonic within hospitals, causing a distance from other professions with the medical course; The total separation of medical and multiprofessional residences weakens collaboration. The creation of an interprofessional thought is a challenge within Health Education; however, it will only be promoted if we expand the training activities within the Multiprofessional Residency Programs that produce solidary and collaborative interactions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32135
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