Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32458
Título: Rastros e resíduos da tradição regionalista na trama cosmopolita de Galileia
Autor(es): Medeiros, Maria Helissa de
Orientador: Santos, Derivaldo dos
Palavras-chave: Rastro;Resíduo;Tradição;(Neo)regionalismo;Universalismo;Galileia
Data do documento: 18-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Maria Helissa de. Rastros e resíduos da tradição regionalista na trama cosmopolita de Galileia. 2020. 136f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que o romance Galileia, de Ronaldo Correia Brito, prolonga o passado no presente à base do resíduo cultural e do rastro acoplado ao de memória. Lembrar o passado se caracteriza por aquilo que resta, que remanesce de um tempo em outro, podendo significar a presença de uma sociedade que vive o passado à luz de vestígios culturais. Interessa-nos, pois, analisar o duplo movimento que constitui tal romance: um voltado para a busca de uma vida moderna com a ideia de que a modernidade está impregnada de acasos e acúmulo de experiências renovadas; outro vinculado a modos de vida baseados na experiência tradicional, representada na imagem de uma família patriarcal decadente, em que a experiência vem sob a forma de rastro no texto literário. No tocante à fundamentação teórica, o percurso analítico apoia-se no conceito de dialogismo sistematizado por Bakhtin (1997), por entender que a literatura se constitui como uma rede de relações dialógicas entre vozes advindas do passado e do presente. Nessa direção, a análise prevê que o romance se encaixa no que Antonio Candido (2000) intitula ―dialética do localismo e do cosmopolitismo‖, uma vez que o discurso da tradição regional se mantém à base do vestígio, ao mesmo tempo em que a criação literária do autor o transforma em discurso da modernidade, elevando o local à condição do universal. Por isso, tomaremos a noção de resíduo cultural empreendida por Raymond Williams (1979), e de rastro, defendida por Walter Benjamin (2006) para subsidiar nossa análise, a fim de pensarmos sobre o modo como componentes da tradição regionalista são incorporados ao romance, ao mesmo tempo em que são atualizados. Tais categorias analíticas, salvaguardando as singularidades que lhes são próprias, trazem como base comum do pensamento crítico a relação da vida presente com o passado histórico. Durante a análise, foi possível perceber que o romancista investiu, literariamente, numa imagem de sertão atual, livre de estereótipos, uma vez que reaparecem, em Galileia (2008), cenas entrelaçadas a discursos outros que possibilitam a ressignificação da região, compreendida não mais como espaço meramente inscrito na natureza, mas a partir de seu caráter histórico e político e delineado pelas representações culturais.
Abstract: This work starts from the assumption that the novel Galileia, by Ronaldo Correia Brito, prolongs the past in the present based on cultural residue and the trail coupled with memory. Remembering the past is characterized by what remains, which remains from one time to another, which may mean the presence of a society that lives the past in the light of cultural traces. We are interested, therefore, in analyzing the double movement that constitutes such a novel: one aimed at the search for a modern life with the idea that modernity is impregnated with chance and accumulation of renewed experiences; another linked to ways of life based on traditional experience, represented in the image of a decadent patriarchal family, in which the experience comes in the form of a trail in the literary text. Regarding the theoretical foundation, the analytical path is based on the concept of dialogism systematized by Bakhtin (1997), as he understands that literature is a network of dialogical relations between voices from the past and the present. In this direction, the analysis predicts that the novel fits what Antonio Candido (2000) calls ―dialectic of localism and cosmopolitanism‖, since the discourse of the regional tradition remains based on the vestige, at the same time as the creation literary work transforms it into a discourse of modernity, elevating the place to the condition of the universal. Therefore, we will take the notion of cultural residue undertaken by Raymond Williams (1979), and of trail, defended by Walter Benjamin (1994) to support our analysis, in order to think about how components of the regionalist tradition are incorporated into the novel, at the same time they are updated. Such analytical categories, safeguarding their singularities, bring the relationship of present life to the historical past as a common basis for critical thinking. During the analysis, it was possible to perceive that the novelist invested, literarily, in an image of the current hinterland, free of stereotypes, once reappear, in Galileia (2008), scenes intertwined with other speeches that make possible the resignification of the region, no longer understood as a space merely inscribed in nature, but from its historical and political character and outlined by cultural representations.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32458
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rastrosresiduostradicao_Medeiros_2020.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.