Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608
Título: Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
Orientador: Azoni, Cintia Alves Salgado
Palavras-chave: Autismo;Psicologia;Intervenção psicológica
Data do documento: 18-Fev-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de. Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.
Abstract: The Autistic Spectrum Disorder (ASD) has been extensively researched due to the recognized increase in the number of cases, probably associated with its early identification, and also, due to the use of broader diagnostic strategies. Because of its multiple etiology, there are models or approaches clinical, methodological, or therapeutic distinct from their theoretical bases, located at the intersection of numerous clinical strategies. The ASD can be found between numerous clinical strategies. The goal of the study is to analyze the interventional approaches in Psychology used in children with ASD in institutions in the city of Natal-RN/Brazil. This is a qualitative, exploratory, cross-sectional study, with the sample consisting of convenience. Seven psychology professionals were selected from three ASD reference institutions in the city of Natal-RN/. The instrument used was a questionnaire prepared by the researcher and the answers based in Bardin‟s analysis. Three categories of analysis were selected: 1) theoretical basis, 2) intervention and 3) benefits of each intervention proposal. The results showed the practical outline from the chosen theoretical framework that shapes the intervention proposals and the look at the child with ASD. From them, the study aimed to highlight the need to promote spaces for scientific discussion, enabling dialogues and building a diversity of ways of conceiving the disorder, as well as the recognition of the plurality that appears in each subject with the diagnosis of ASD. Therefore, the importance of understanding the diversity in the ways of conceiving interventions is highlighted, allowing contexts, also multiple, of welcoming individuals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Analiseabordagensinterventivas_Lima_2021.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.