Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32659
Título: Manual para elaboração de Fichas Técnicas de Preparação e oficinas culinárias
Autor(es): Maciel, Bruna Leal Lima (org.)
Freitas, Erika Paula Silva (org.)
Passos, Thaís Souza (org.)
Salha, Amal Mendonça Vaz (colab.)
Alves, Amara Kizzi de Almeida (colab.)
Bezerra, Danielle Viviane Fernandes (colab.)
Pontes, Fernanda Marielle Carvalho (colab.)
Gurgel, Heloísa Nicolau (colab.)
Rodrigues, Leticia Bianca Alves (colab.)
Nascimento, Sara Sayonara da Cruz (colab.)
Souza, Sthephany Rayanne Gomes de (colab.)
Palavras-chave: Nutrição;Alimentos – Preparação;Culinária
Data do documento: 11-Jun-2021
Editor: EDUFRN
Referência: MACIEL, Bruna Leal Lima; FREITAS, Erika Paula Silva; PASSOS, Thaís Souza (org.). Manual para elaboração de Fichas Técnicas de Preparação e oficinas culinárias. Natal: EDUFRN, 2021.
Resumo: Nesta obra, abordamos desde conceitos básicos, que norteiam a construção das Fichas Técnicas de Preparação, como per capitas, fatores de correção e de cocção, até teste de receitas para elaboração das Fichas Técnicas de Preparação. Mostramos também nossa experiência no planejamento e na organização de oficinas culinárias em um capítulo específico. Incluímos as fichas técnicas mais utilizadas em nossas oficinas, elaboradas no Laboratório de Técnica Dietética do Departamento de Nutrição, do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Compilamos e listamos os indicadores das nossas Fichas Técnicas de Preparação e determinamos os indicadores básicos (fatores de correção e cocção), demonstrando todo o tratamento estatístico realizado, contribuindo para a atualização dos dados na literatura e a formação de pessoal capacitado na área. Dessa forma, o leitor, que poderá ser um estudante de nutrição ou de gastronomia, um técnico em nutrição e dietética, um nutricionista ou um gastrólogo, poderá compreender os passos necessários para padronizar receitas com fins profissionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32659
ISBN: 978-65-5569-141-21
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManualparaElaboracaodeFichasTecnicasdePreparacaoeOficinasCulinarias_Maciel_Freitas_Passos_2021.pdf21,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.