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Título: Memórias escolares e trajetória de vida de pessoas com deficiência visual à luz da Teoria da Autodeterminação
Autor(es): Alves, Gislene de Araújo
Orientador: Paiva, Marlucia Menezes de
Palavras-chave: Memórias escolares;Deficiência visual;Teoria da Autodeterminação
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALVES, Gislene de Araújo. Memórias escolares e trajetória de vida de pessoas com deficiência visual à luz da Teoria da Autodeterminação. 2021. 144f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A tese apresenta os principais fatores motivacionais da pessoa com deficiência visual ao longo de sua trajetória escolar e nas diferentes dimensões formativas. Nesse sentido, buscamos compreender quais são as relações e inter-relações escolares constituintes do processo de formação pessoal e profissional que propiciam o desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e pertencimento ou vínculos sociais). Como material empírico, trabalhamos com as narrativas autobiográficas, que foram recolhidas através de entrevistas com cinco participantes, adultos, com deficiência visual, cegos e/ou com baixa visão e com formação em nível superior. Para a análise interpretativa das narrativas autobiográficas, utilizamos a Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985; 2000; 2017), identificando as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e pertencimento), em que analisamos os principais fatores motivacionais identificados nas memórias dos participantes. Neste estudo, reconhecemos as memórias escolares e trajetórias de vida como campo fértil, o qual nos faz compreender e refletir sobre a relevância das relações socioeducativas para a vida da pessoa com deficiência visual. Além disso, nos indicam que a pessoa com essa deficiência elabora estratégias de autoaprendizagem, capazes de fortalecer os níveis de autonomia, competência e pertencimento nas suas relações sociais ao longo da vida e, principalmente, ao longo da vida escolar. Durante as análises, percebemos que as narrativas autobiográficas das memórias possuíam uma organização estrutural, o que nos remeteu aos estudos de Labov (1972) e nos inspirou a revelar essas organizações. Através da identificação estrutural das narrativas, observamos a existência de quatro categorias dominantes: a família, a escola, a deficiência e a profissão. Algumas narrativas apresentam atos narrativos que trazem memórias com reminiscência parental (origem) e memórias intrínsecas (experiências vividas pelo narrador). A deficiência, mesmo aparecendo na origem da narrativa, torna-se o principal fator complicador e passa por transições avaliativas do narrador, até chegar ao ponto das resoluções (conjunto de eventos associados ao fator complicador). Conclui-se que a pessoa com deficiência possui diversos fatores motivacionais com vistas à superação dos desafios enfrentados ao longo da vida escolar/acadêmica e profissional, sendo a família a principal fonte de apoio de manutenção das motivações e sentidos de autonomia e competência; depois, surge o ambiente escolar como ambiente provedor do sentido de pertencimento e da ampliação dos vínculos sociais, seguido da vida acadêmica em nível superior, trazendo os desafios de acessibilidade e de adaptação que auxiliaram no desenvolvimento de estratégias para a manutenção da motivação do sujeito em relação a si mesmo e ao curso. Por último, vem a chegada à carreira profissional, no qual identificamos a escolha pela profissão através da motivação extrínseca identificada e/ou motivação extrínseca introjetada. Observamos que os limites e preconceitos sobre a deficiência visual e os sentidos de autonomia, competência e vínculos sociais impulsionaram os sujeitos deste estudo a alcançarem suas realizações pessoais e profissionais.
Abstract: The thesis presents the main motivational factors of the person with visual impairment throughout their school trajectory and in the different formative dimensions, in which we seek to understand what are the school relationships and interrelations that constitute the process of personal and professional training that provide the development of basic psychological needs (autonomy, competence and belonging or social bonds) of the collaborators participating in this research. As empirical material, we work with autobiographical narratives, which were collected through interviews with five participants, adults, visually impaired, blind, and with low vision and higher education. For the interpretative analysis of autobiographical narratives, we used the Theory of Self-Determination by Ryan and Deci (1985; 2000; 2017) identifying the basic psychological needs (autonomy, competence, and belonging) in which we analyzed the main motivational factors identified in the participants' memories. This study recognizes that school memories as a fertile field that makes us understand and reflect on the relevance of socio-educational relationships for the life of the visually impaired person, in addition to indicating that the visually impaired person develops (self) learning strategies that strengthen the levels of autonomy, competence and belonging in their social relationships throughout life, and especially, throughout school life. Throughout the analysis, we realized that memories had a structural organization, which led us to the studies of Labov (1972) and that we were inspired to reveal these organizations. Through the structural identification of the narratives, we observe that there are four dominant categories: the family, the school, the disability, and the profession. Some narratives present narrative points in which they bring memories with parental reminiscence (origin), intrinsic memories (experiences lived by the narrator). Disability, even appearing at the origin of the narrative, becomes the main complicating factor and goes through evaluative transitions of the narrator until reaching the point of resolutions (set of events associated with the complicating factor). It is concluded that the person with disabilities has several motivational factors to overcome the challenges faced during school / academic and professional life, with the family being the main source of support for maintaining the motivations and meanings of autonomy and competence, then the school environment emerges as an environment that provides the sense of belonging and the expansion of social bonds, followed by academic life at a higher level, in which it brought the challenges of accessibility and adaptation that helped in the development of strategies to maintain the subject's motivation in relation him and the course. Finally, the arrival in the professional career, in which we identify the choice for the profession through the identified extrinsic motivation and/or introjected extrinsic motivation. We observed that the limits and prejudices about visual impairment and the meanings of autonomy, competence, and social bonds impelled the subjects of this study to reach their personal and professional achievements.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32763
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