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Título: Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
Autor(es): Dantas, João Henrique de Souza
Orientador: Germano, Auta Stella de Medeiros
Palavras-chave: Ensino de Física e de Astronomia;Marés;Material para professor
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, João Henrique de Souza. Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.
Abstract: Our work deals with teaching about a cyclical phenomenon that occurs daily with the waters of the sea, usually very familiar to people living on the coast, the tides. In addition to being present and even, in some cases, being a conditioning factor for the leisure moments of people on the beaches, this phenomenon presents relations with several socio-environmental situations in our surroundings. It influences the characteristics of coastal fauna and flora and the occurrence of essential ecosystems for marine life, such as mangroves, the dynamics of fishing activities and the functioning of ports, and determines the impact of constructions along the seafront in coastal cities. We realized that, despite having a vast coastline, teaching about tides is not very present in Basic Education, and there is still a shortage of published works on the subject in the area of Physics Teaching in Brazil. Considering the contradiction between the importance of the theme and its absence in teaching, we developed a material for the teacher - Inside the Tides - with the aim of stimulating and enhancing the exploration of knowledge that we think is relevant for teaching tides under a bias mainly from Physics and Astronomy. This material is in the form of a Module that presents the teacher with some reflections on the importance of the tides, trying to make it clear that the theme is relevant to high school. The material presents some of the main ideas and theories that have been proposed in the history of science to explain the tides and the challenges that the phenomenon offered for its understanding, with a more detailed explanation of the Theory of Equilibrium, which punctuated the gravitational origin for the phenomenon. We also present, in the material, the results of a research that we conducted in two schools in Rio Grande do Norte, on the previous conceptions of 115 students of the 1st year of High School, about the tides. The objective of this research was to understand how students interpret the tides and what they think originates them, as well as the possible relationships they establish between this phenomenon, aspects of their daily lives and their surroundings. With this systematized, it is expected that the teacher is more prepared to deal with the concepts that his class will present. Finally, we offer some didactic suggestions to assist in setting up a teaching plan that the teacher will produce on tides. In these suggestions, there are some proposals for practices that we were aware of through our experiences and our bibliographic research, as well as some software to illustrate the Equilibrium Theory and a list of accelerated videos from some coastal regions of Brazil and other countries, aiming to explain the various ways in which the intensity of the tides can manifest in different places. To assess the potential of our product to contribute to the insertion of the topic in High School, we sent it to a small group of licensed Physics teachers, four of whom were available to read the entire text and participate in a meeting to discuss their doubts and considerations about it. In this meeting, which lasted 3 hours and was recorded, the four teachers made important observations and suggestions that were incorporated into the review of the educational product. All teachers recognized the pertinence and need for the insertion of the theme of the tides in the teaching of Physics in Basic Education, and three of them stressed that the text has a lot to contribute in encouraging and supporting Physics teachers in this sense, as well in the provocation to deepen the dimensions addressed in the text. We hope, therefore, that these will become effective contributions of the material Inside the Tides.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32793
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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