Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42118
Título: Desafios da Formação Continuada para professores/as que ensinam Matemática
Autor(es): Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
Orientador: Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Palavras-chave: Professores de matemática;Formação continuada;Pesquisa colaborativa;Math teachers;Continuing education;Collaborative research
Data do documento: 13-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARDOSO, Wguineuma Pereira Avelino. Desafios da Formação Continuada para professores/as que ensinam Matemática. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a formação de professores de Matemática, mostrando as possibilidades e desafios enfrentados na profissionalização docente. Para isso utilizaremos a história social e profissional contidas em minha biografia como caminho para revelar os processos ocultos que estão na dinâmica do profissional da educação. Como referencial teórico e metodológico utilizamos as pesquisas de Lelis (2014), sobre histórias de vidas de professores; e Fiorentini e Lorenzato (2009) sobre como a Educação Matemática se desenvolveu como campo profissional e científico. Nesse sentido, apresentamos a proposta de formação docente nos espaços escolares e a importância da pesquisa colaborativa nesse processo. Os resultados apontam que ao fazemos uma reflexão de nossa prática estamos em processo formativo, pois assim estaremos revendo nossas concepções e se possível renovando-as. Também percebemos que existe um grande desejo por parte dos profissionais docentes em fazer uma Pós-Graduação, e que não existem vagas suficientes para atender à demanda. Esta pesquisa também nos revelou que é possível diminuir as distâncias entre a universidade e a escola, por meio da pesquisa colaborativa.
Abstract: This article aims to reflect about the academic training of mathematics teachers, showing the possibilities and challenges faced in teacher professionalization. For this we use the social and professional story contained in my biography as a way to reveal the hidden processes that are in the professional dynamics of education. As a theoretical and methodological framework we used the Lelis’s research (2014), about teachers’ life story; and Fiorentini and Lorenzato (2009) about mathematics education has developed as a professional and scientific field. In this sense, we present a proposal for teacher’s training in school spaces and the importance of collaborative research in the process. The results show that to make a reflection of our practice we are in the formation process, because then we will be reviewing our concepts and possible renewing them. We also realize that there is a great desire on the part of teachers professional in making a Graduate, and that there are enough places to meet demand. This research has also shown us that it is possible to reduce the distances between the university and the school, through collaborative research.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42118
Outros identificadores: 2012034936
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosDaFormaçãoContinuadaMatemática_Artigo_2016.pdf229,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons