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Título: Curadoria de conteúdo na extensão universitária: estudo sobre os grupos musicais da EMUFRN nas redes sociais digitais
Autor(es): Martins, Tiago Xavier da Silveira
Orientador: Maia, Kenia Beatriz Ferreira
Palavras-chave: Curadoria de conteúdo;Redes sociais digitais;Extensão universitária;Gestão da Informação
Data do documento: 16-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTINS, Tiago Xavier da Silveira. Curadoria de conteúdo na extensão universitária: estudo sobre os grupos musicais da EMUFRN nas redes sociais digitais. 2021. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: As atividades de extensão de uma Universidade constituem boa parte da sua face institucional junto à comunidade. Porém, os responsáveis pelas ações, projetos, cursos e grupos de extensão dispensam pouca atenção ao tratamento da informação em suas práticas. Dessa forma, a disseminação de informações por meio das redes sociais digitais não atende parâmetros ideais de efetividade. A presente dissertação tem como objetivo geral investigar de que maneira as ferramentas oferecidas pela curadoria de conteúdo podem contribuir para a melhor disseminação das informações em redes sociais digitais por parte de grupos de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa de procedimento monográNco empregou abordagem qualitativa, com Nnalidade exploratória, para investigar seis grupos musicais extensionistas da referida escola. Os objetivos especíNcos foram: caracterizar os projetos de extensão da EMUFRN, identiNcando os seus objetivos informacionais, os recursos humanos e técnicos; analisar a atuação dos gestores das redes sociais das ações de extensão da EMUFRN sob o ponto de vista da curadoria de conteúdo; Analisar as postagens nos perNs de Instagram dos grupos de extensão da EMUFRN quanto a curadoria de conteúdo; propor diretrizes de utilização da curadoria de conteúdo para tornar mais efetiva a disseminação das informações no âmbito das ações de extensão da EMUFRN. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental, o questionário e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que: não é dada a devida importância às redes sociais digitais desde a fase de projeto institucional; ainda há pouca dimensão do potencial das redes para ampliação e formação de plateias; há excesso de conteúdo auto-referente e com pouca agregação de valor no perNs analisados. Foram identiNcadas algumas práticas de curadoria de conteúdo por parte dos gestores das redes sociais e o potencial para a generalização do seu emprego junto aos demais grupos da EMUFRN.
Abstract: The extension activities of a University constitute a fair amount of its institutional face to the community. However, the people responsible for actions, projects, courses and extension groups pay little attention to the treatment of information in their practices. Thus, the dissemination of information through digital social networks does not meet ideal parameters of effectiveness. This dissertation aims to investigate how the tools offered by content curation can contribute to a better dissemination of information on digital social networks by extension groups of the School of Music of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN ). This monographic procedure research employed a qualitative approach, with exploratory purpose, to investigate six extensionist musical groups of the referred school. The speciNc objectives were: to characterize the extension projects of EMUFRN, identifying its informational objectives, human and technical resources; to analyze the performance of managers of social networks of EMUFRN's extension actions from the point of view of content curation; to analyze the posts on the Instagram proNles of the EMUFRN extension groups regarding content curation; to propose guidelines for the use of content curation to make the dissemination of information within the scope of EMUFRN's extension actions more effective. As data collection techniques, document research, questionnaire and structured interview were used. The results showed that: digital social networks do not receive its due importance at the institutional project stage; there is still little dimension of the potential of networks to expand and build audiences; there is an excess of self-referential content and little value added in the analyzed proNles. Some content curation practices were identiNed by the managers of social networks and there is potential for generalizing its use among other groups at EMUFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44521
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

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