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Título: Latin American humpback whales song dynamics
Autor(es): Djokic, Divna
Orientador: Lima, Renata Santoro de Sousa
Palavras-chave: Megaptera novaeangliae;Humpback whale;Song;Evolution;Latin America
Data do documento: 28-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DJOKIC, Divna. Latin American humpback whales song dynamics. 2021. 265f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Machos de baleia jubarte são conhecidos pelos seus cantos complexos. As modulações desses cantos podem ser graduais, chamadas de evolução, ou rápidas — revoluções. Apesar dessa versatilidade, todos os machos da mesma área de reprodução adotam o mesmo tipo de canto, durante um determinado período reprodutivo. As regras que determinam essas modulações não são bem conhecidas. Um mecanismo possível gerador de tais mudanças no canto pode ser o intercâmbio dos componentes do canto na área de alimentação, onde populações distintas podem se encontrar, e potencialmente interagir. Outra possibilidade pode ser a visita de um indivíduo de outra população, durante a época da reprodução. Uma terceira opção em potencial seria uma deriva unidirecional do canto (até agora observada na Oceania, onde um único tipo do canto viaja de uma população a outra em anos subsequentes). Apesar de ter dados limitados sobre o nível de interação das populações distintas dos dois oceanos da América Latina, provenientes de análises genéticas e de foto identificação, nós hipotetizamos que esse tipo de contato é detectável através da natureza e construção do canto. Para determinar qual desses mecanismos mencionados anteriormente melhor explica a mudança do canto em populações distintas de baleias jubartes na América Latina, nós montamos uma base dos dados de 1718 minutos de gravações ao longo de 4 temporadas reprodutivas consecutivas (2016-2019), em 8 localidades diferentes em áreas reprodutivas na América Central e do Sul. A metodologia aplicada neste trabalho é dividida em métodos novos, construídos a partir deste estudo (uma chave para a classificação das unidades do canto e gráficos para visualização de padrões recorrentes a partir da distância de Levenshtein), métodos existentes mas não aplicados nesta área de pesquisa (ìndice de similaridade de Jaccard usado para comparar diferenças entre as unidades dos cantos) e métodos já bem estabelecidos empregados na pesquisa sobre o canto da baleia jubarte (Índice de similaridade de Levenshtein e ranqueamento de complexidade do canto). Mesmo que nem todos os resultados obtidos pela nossa pesquisa estejam de acordo com a literatura contemporânea, todos os nossos métodos concordam sobre a conclusão que as populações das baleias jubartes na América Latina, explorados nesse estudo, mantem contato acústico, que é variável em intensidade e tipo, e que esse contato (dessas ou de outras populações), é, provavelmente, um fator determinante das mudanças permanentes que observamos nos cantos das baleias jubartes.
Abstract: Male humpback whales are known for their intricate singing. The changes of these songs can be gradual, called evolution, or rapid — revolutions. Despite this versatility, all males from the same breeding ground adopt the same type of the song during a given breeding period. The rules that determine these changes are not well known. A possible mechanism for generating such changes in singing may be the interchange of song components in the feeding area, where distinct stocks can meet, and potentially interact. Another possibility could be the visit of an individual from another stock during the breeding season. A third potential option would be a unidirectional song drift (so far observed in Oceania, where a single song type travels from one population to another in subsequent years). Despite having limited data on the level of interaction of distinct stocks from the two oceans of Latin America, from genetic analysis and photo identification, I hypothesize that this type of contact is detectable through the type and composition of the songs. To determine which of these aforementioned mechanisms best explains song change in distinct stock of humpback whales in Latin America, I assembled a database of 1718 minutes of recordings over 4 consecutive breeding seasons (2016-2019) in 8 different locations in breeding areas in Central and South America. The methodology applied in this work is divided into new methods, built for this study (a key for classification of song units and matrices for visualization of recurrent patterns in humpback whale song, based on the Levenshtein distance), existing methods, previously not applied in this area of research (Jaccard similarity index used to compare differences between song unit repertoires) and well-established methods applied in humpback whale song research (Levenshtein's similarity index and complexity scores for song units). Even though not all the results obtained by our research are in agreement with the contemporary literature, all our methods agree on the conclusion that the stocks of humpback whales in Latin America, explored in this study, maintain acoustic contact, which is variable in intensity and type, and that this contact (from these or other stocks) is probably a determining factor for the never-ending changes we see in humpback whale songs.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44907
Embargado até: 2024-08-30
Aparece nas coleções:PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia

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