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Título: Seguindo as pistas de gêneros e sexualidades no currículo de um grupo de escoteiro coeducativo
Autor(es): Marcelino, Zilana Teixeira
Orientador: Ribeiro, Vandiner
Palavras-chave: Currículo;Gênero;Escotismo;Escoteiro;Análise do discurso foucaultiana
Data do documento: 1-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARCELINO, Zilana Teixeira. Seguindo as pistas de gêneros e sexualidades no currículo de um grupo de escoteiro coeducativo. 2021. 249f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações de gênero estabelecidas no currículo de um Grupo Escoteiro coeducativo, na cidade de Natal/RN, partindo deste problema de pesquisa: Como as relações de gênero estabelecidas no currículo de um Grupo Escoteiro coeducativo produzem posições de sujeito generificadas? Analisa, pois, as relações de gênero estabelecidas no currículo de um Grupo Escoteiro coeducativo, discursos e relações de poder que produzem posições de sujeito generificadas. Trata-se de uma pesquisa baseada nos estudos de currículo, nos Estudos Culturais e de gênero, além de estudos que se inspiram em Michel Foucault. Para a produção de material analisado, utilizou-se como metodologia elementos etnográficos (observações, diário de campo e entrevistas semiestruturadas) e pesquisa bibliográfica. A análise do discurso, de inspiração foucaultiana, foi a ferramenta utilizada para o tratamento dos dados produzidos em campo. A partir dela, buscou-se questionar a linguagem, sem buscar interpretações outras que não as das palavras ditas. As análises focaram as relações de poder dispostas nos discursos, sendo esse último entendido como um elemento que produz verdades e sujeitos. Como resultado, observou-se que o currículo analisado produz as posições de sujeito menina-escoteira e menino-escoteiro na busca por uma homogeneização, visando produzir “a” escoteira e, a partir dessas, outras posições de sujeito são produzidas. No que diz respeito aos espaços de liderança ocupados pelas meninas e mulheres escoteiras, acompanhando o número crescente de escoteiras e escotistas, a posição de sujeito menina-escoteira-líder é produzida no currículo analisado. Mesmo observando avanços nos espaços ocupados pelas meninas escoteiras, algumas práticas ainda repetem lugares e funções instituídos socialmente e que (re)produzem os discursos biológico e machista, presentes no currículo analisado. São discursos que reforçam modos de ser diferentes para meninas e meninos, com lições que ensinam que algumas tarefas são melhor executadas por elas e outras por eles, produzindo a posição de sujeito meninaescoteira-cozinheira, ocupada por elas no preparo de alimentos nas atividades de campo. Evidenciou-se também a pouca ou nenhuma representatividade feminina no Escotismo na visão/ao olhar das jovens, e, como forma de transpor essa barreira, elas têm buscado umas nas outras, modelos a seguir. Ainda como resultados encontrados, observou-se no currículo analisado, pouca ou nenhuma prática que eduque sobre gêneros e sexualidades, especialmente sobre respeito às diferenças. As lições, ao contrário, são as que instruem sobre o preconceito e a instituição da heterossexualidade como regra. Dessa forma, a coeducação pretendida desde a década de 1980, não tem sido utilizada como recurso para combater desigualdades de gênero. Ainda assim, algumas poucas ações foram identificadas e postas em prática nesse sentido, contudo, de forma ainda muito incipiente. Conclui-se que o currículo escoteiro necessita de adequações para que se proponham constantes práticas que reflitam sobre as relações de gêneros e sexualidades. Essas adequações perpassam a revisão de literatura, de regras e treinamento dos adultos e, consequentemente, adequações nas práticas escoteiras.
Abstract: This dissertation aims to analyse the gender relations established in the curriculum of a coeducational Scout Group, in the city of Natal/RN, starting from the research problem: How do gender relations established in the curriculum of a co-educational Scout Group produce gendered subject positions? Hence, it analyses the gender relations established in the curriculum of a co-educational Scout Group, discourses and power relations that produce gendered subject positions. It is a research based on curriculum studies, Cultural and Gender Studies, as well as studies inspired by Michel Foucault. For the production of analysed material, ethnographic elements (observations, field diary and semi-structured interviews) and bibliographical research were used as methodology. Discourse analysis, inspired by Foucault, was the tool used to treat field data. Through it, it was sought to question the language, without seeking interpretations other than those of the words spoken. The analyses focused on the power relations arranged in the discourses, the latter being understood as an element that produces truths and subjects. As a result, it was observed that the analysed curriculum produces the subject positions of girl scout and boy scout searching for homogenization, aiming to produce “the” scout and, from these, other subject positions are produced. With regard to the leadership spaces occupied by girl scouts and women, following the growing number of girl scouts and soy scouts, the position of girl scout-leader subject is produced in the analysed curriculum. Although observing advances in the spaces occupied by girl scouts, some practices still repeat socially instituted places and functions that (re)produce the biological and sexist discourses present in the analysed curriculum. These are speeches that reinforce different ways of being for girls and boys, with lessons that teach that some tasks are better performed by girls and others by boys, producing the position of girl- scout-cook subject, occupied by the girls in the preparation of food in the field activities. There was also little or no female representation in Scouting in the eyes of the young women, and as a way to overcome such barrier, the young women have looked to each other for role models to follow. Still as results found, it was observed in the analysed curriculum little or no practice that educates about genders and sexualities, especially in regards to respect for differences. The lessons, on the contrary, are those that teach about prejudice and the institution of heterosexuality as a rule. Thus, the co-education intended since the 1980s, has not been used as a resource to combat gender inequalities. Still, a few actions were identified and put into practice in this regard, however, still very incipient. It is concluded that the scout curriculum needs adjustments so that it can propose constant practices that reflect on the relations of genders and sexualities. These adjustments permeate the review of literature, rules and training of adults, consequently, adjustments in Scout practices.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45612
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