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Título: Poemas dançados: uma leitura antropológica sobre a produção de vídeodanças no grupo Gaya Dança Contemporânea durante a pandemia covid19
Autor(es): Melo, Marília Teixeira de
Orientador: Coradini, Lisabete
Palavras-chave: Antropologia;Dança;Corpo;Emoções;Tecnologia;Vídeodança
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, Marília Teixeira de. Poemas dançados: uma leitura antropológica sobre a produção de vídeodanças no grupo Gaya Dança Contemporânea durante a pandemia covid19. 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho visa dialogar dança, técnica e emoções, através de uma etnografia do processo de criação do espetáculo no grupo Gaya Dança Contemporânea/UFRN, que atua na cidade de Natal/RN. Opto por focar no desenvolvimento dos trabalhos coreográficos que abordam questões existenciais (angústia, solidão, medo, alegria) e sensoriais (por parte dos sentidos: visão, tato, olfato e audição). Colocando ênfase, nesse momento, nos trabalhos coreográficos apresentados durante a pandemia da COVID-19, dialogando a dimensão estética que basea a produção da dança contemporânea com as propostas técnicas para a vídeodança e a dançatelemática, presentes nos recortes cênicos de Corpo Isolado, Para quando o verão chegar e Poemas Dançados II e III, apresentados através da plataforma do Youtube, nos canais de 72ª SBPC Cultural e Gaya Dança Contemporânea. Enriquecida também por uma prática pessoal de dança, esta pesquisa nasce de uma antropologia interpretativa e colaborativa. A proximidade com o grupo colocou a pesquisadora no centro das preocupações da criação coreográfica, compartilhando as alegrias e as tristezas dos corpos afetados pelo período instaurado pela pandemia, em 2020. Como o próprio nome sugere, Corpo Isolado mexe com as emoções e imaginários a respeito das sensações do corpo obrigado a isolar-se socialmente. Para quando o verão chegar e Poemas dançados II e III, narram as descobertas do próprio “eu”, frente às tantas reflexões trazidas pelo momento, sob a narração de poesias de Clarice Lispector, na voz, no olhar e nos gestos dos intérpretes-criadores do Gaya Dança Contemporânea. Neste contexto do grupo, apresento os corpos que criam, improvisam, sentem e refletem questões sociais que habitam nos gestos da dança e na preparação da série de vídeodanças Poemas Dançados. A bibliografia perpassa a Antropologia da Dança, do Visual e das Emoções, traçando uma relação entre a antropóloga-bailarina e suas afetações como intérprete-criadora.
Abstract: This work aims to dialogue dance, technique, and emotions, through an ethnography of the creation process of the show at Group Gaya Contemporary Dance/ UFRN, which operates in the city of Natal / RN. I choose to focus on the development of choreographic works that address existential issues (anguish, loneliness, fear, joy) and sensory issues (on the part of the senses: sight, touch, smell, and hearing). Putting emphasis, at this moment, on the choreographic works presented during the pandemic of COVID-19, dialoguing the aesthetic dimension that bases the production of contemporary dance, with the technical proposals for video dance and telematic dance, present in the scenic clippings of Body Isolated, For when summer arrives and Danced Poems II and III, presented through the YouTube platform, on the channels of 72nd SBPC Cultural and Gaya Contemporary Dance. Also enriched by a personal dance practice, this research was born from interpretative and collaborative anthropology. The proximity to the group placed the researcher at the center of the concerns of choreographic creation, sharing the joys and sorrows of the bodies affected by the period established by the pandemic in 2020. As its name suggests, Body Isolated messes with the emotions and imaginary about the sensations of the body forced to isolate itself socially. For when the summer arrives and Poems danced II and III, they narrate the discoveries of the “Self”, in front of the many reflections brought by the moment, under the poetry narration of Clarice Lispector, in the voice, in the eyes, and the gestures of the interpreter-creators da Gaya Contemporary Dance. In this group context, I present the bodies that create, improvise, feel and reflect social issues that inhabit dance gestures in preparation feel and reflect social issues that inhabit the gestures of dance in the preparation of the video dance series Poemas Dançados. The bibliography permeates the anthropology of dance, visual and emotions, drawing a relationship between the anthropologist-dancer and her affectations as a performercreator.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46883
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

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