Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47133
Título: Dança e meditação: Metodologia Angel Vianna e Meditação Vipassana em aproximação para criação em dança
Título(s) alternativo(s): Dance and meditation: Angel Vianna Methodology and Vipassana Meditation a rapprochement for dance creation
Autor(es): Souza, Jan Macedo Jaedson
Orientador: Porpino, Karenine de Oliveira
Palavras-chave: Dança;Meditação Vipassana;Metodologia Angel Viana;Processo de criação;Consciência corporal
Data do documento: 21-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Jan Macedo Jaedson. Dança e meditação: Metodologia Angel Vianna e Meditação Vipassana em aproximação para criação em dança. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: As experiências que atravessam o corpo podem ser um vasto material cênico. Antes de seguir orientações de um coreógrafo em conduções externas, pode-se existir o reconhecimento do próprio material de vida enquanto tema a ser dançado. Mas é importante a reflexão sobre que vida é essa; como vasculhar, conhecer, armazenar, organizar esse material. Esse estudo apresenta aproximações entre a Metodologia Angel Vianna e a Meditação Vipassana como suportes para criação em dança. Registra o processo de criação do solo de dança “Uirapuru. Tempo brasil” compartilhando a experiência de como o corpo, através da meditação e da consciência corporal, vivencia um processo criativo aproveitando a relação com o ambiente e os atravessamentos que interferem no cotidiano. A Metodologia Angel Vianna e a Meditação Vipassana são práticas que estimulam a observação e o silêncio. A aproximação entre essas duas práticas fornece auxílio para um processo criativo diante de desafios que estão relacionados, tanto às experiências individuais, quanto coletivas. A pesquisa tem abordagem fenomenológica e parte do registro das experiências vividas pelo próprio autor, artista da dança, nos processos de criação de "Uirapuru, tempo brasil", tendo como intento a redução fenomenológica e a reflexão dos acontecimentos do corpo na relação com o cotidiano de criação. Além da obra Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, que oferece uma abordagem teórico-metodológica para a pesquisa, outras referências são utilizadas como: os estudos de Jorge de Albuquerque Vieira sobre Dança, Umwelt e complexidade, assim como as pesquisas de Karenine de Oliveira Porpino sobre a relação entre Dança, atenção e práticas meditativas, dentre outras. O solo de dança “Uirapuru, tempo brasil” tem como base a lenda de um pássaro em extinção na Amazônia e apresenta relação com os recentes desmatamentos da floresta, assim como a desvalorização da cultura dos povos indígenas enquanto pilar de estruturação da cultura brasileira. Esse tema surgiu pelo constante debruçar sobre a Metodologia Angel Vianna e a prática diária da Meditação Vipassana que fazem suscitar questionamentos sobre a relação do corpo com a cultura e a natureza. O material cênico foi sendo consolidado na medida em que os acontecimentos bioculturais interferiam na realidade do autor artista, estando o corpo constantemente sensibilizado pelos mergulhos proporcionados pela meditação e pela dança.
Abstract: The experiences that percolate the body can be a vast scenic material. Before following directions from a choreographer by external orientations it is possible to acknowledge someone's own life’s experience as it’s dance motif. But it is important to consider what life is this: how to search, understand, register, organize this material. This study presents rapprochement between Angel Vianna Methodology and Vipassana Meditation as foundations for dance creation. It registers the process of creation of the dance solo “Uirapuru, Tempo Brasil” sharing the experience of how the body through meditation and body awareness experiments a creative process in relation with the environment and the incidences that affect daily life. Angel Vianna Methodology and Vipassana Meditation are practices that promote self observation and silence. The combination of these two practices gives support to a creative process in face of challenges related to individual and collective experiences. The research has a phenomenological approach and part of the author's, dance artist’s, annotations on the experiences lived in the creation process of “Uirapuru, Tempo Brasil”, having the intent of phenomenological reduction and the processing of body phenomena on the relation of creation routine. Besides the Phenomenology of Perception work from Merleau-Ponty, which offers a theoretical-methodological basis for research, other references are used, such as: Jorge de Alburquerque Vieira’s studies on dance, Umwelt and complexity; Karenine de Oliveira Porpino’s research on the relation between dance, focus and meditation practices; among others. The dance solo “Uirapuru, Tempo Brasil” has a legend about an amazonian bird in risk of extinction as it’s baseline and is related to recent deforestation, as well as the devaluation of indigenous culture as backbone of brazilian culture. This theme has occurred with continuous dwelling on Angel Vianna Methodology and practice of Vipassana Meditation, which evoke interrogations about the relation of the body with culture and nature. The scenic material was consolidated while bioculture events interfered with the author artist’s reality, having the body constantly sensibilized by the immersion provided by meditation and dance.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47133
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DancameditacaoMetodologia_Souza_2022.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.