Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48348
Título: Classificando o número de pessoas em um ambiente via sinal RF: uma abordagem aplicando aprendizado de máquina
Autor(es): Campos, Millena Michely de Medeiros
Orientador: Sousa Júnior, Vicente Ângelo de
Palavras-chave: Aprendizado de máquina;Contagem de pessoas;Radiofrequência;USRP
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAMPOS, Millena Michely de Medeiros. Classificando o número de pessoas em um ambiente via sinal RF: uma abordagem aplicando aprendizado de máquina. 2021. 45f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe uma técnica para contagem de pessoas em um ambiente já povoado. Incialmente, é feito um levantamento das tecnologias e soluções concebidas para este fim. Como prova de conceito, é feita a análise de uma solução de contagem para um número reduzido de pessoas, em duas frequências diferentes, aplicando aprendizado de máquina à estatística descritiva de um sinal RF. Finalmente, são apresentados os resultados de classificação para um cenário mais realista, com até 350 pessoas no ambiente, utilizando um sistema de medição de rádio definido por software para a coleta de dados. Os resultados demonstram acurácia significativa na contagem do número de pessoas por classificação em grupos de indivíduos.
Abstract: This work proposes a technique for counting people in an already populated environment. Initially, a survey of the technologies and solutions designed for this purpose is carried out. As a proof of concept, a counting solution is analyzed for a small number of people, at two different frequencies, applying machine learning to the descriptive statistics of an RF signal. Finally, classification results are presented for a more realistic scenario, with up to 350 people in the environment, using a software-defined radio measurement system for data collection. The results demonstrate significant accuracy in counting the number of people per classification into groups of individuals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48348
Aparece nas coleções:PPGEE - Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Classificandonumeropessoas_Campos_2021.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.