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Title: Avaliação de usabilidade do biotax no ensino remoto de entomologia médica
Other Titles: Usability evaluation of biotax in remote medical entomology teaching
Authors: Silva, Bruno Santana da
Barbosa, Taciano de Moura
Nascimento, Fellipe Albano Melo do
Gama, Renata Antonaci
Keywords: Biologia;Chave de identificação;Material didático;Biology;Identification key;Educational material
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Nacional de La Plata
Citation: SILVA, B. S.; BARBOSA, T. M.; NASCIMENTO, F. A. M.; GAMA, R. A. Avaliação de Usabilidade do BioTax no Ensino Remoto de Entomologia Médica. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, , n. 32, p. e13, 2022. DOI: 10.24215/18509959.32.e13. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/1650. Acesso em: 06 jul. 2022.
Portuguese Abstract: Como a compreensão da biodiversidade é fundamental no estudo da Biologia, o pensamento biológico requer conhecer e praticar a identificação taxonômica. Chaves de identificação são instrumentos típicos utilizados para orientar a identificação de exemplares de seres vivos. Elas podem ser em papel ou serem softwares. Apesar de existirem investigações sobre o uso de software de chaves de identificação como recurso pedagógico, pouco se investigou sobre sua qualidade de uso. Este trabalho relata uma avaliação de usabilidade do software BioTax em duas turmas remotas de graduação de Entomologia Médica na UFRN em 2020. Os estudantes realizaram 2 exercícios de identificação taxonômica e 1 exercício de criação de chave de identificação com o BioTax. Depois, 15 estudantes responderam um questionário online sobre suas opiniões a respeito da experiência de uso do BioTax e perguntas da System Usability Scale (SUS). A média dos resultados gerais no SUS foi de 81,3, que indica uma excelente usabilidade do BioTax. Seus principais diferenciais relatados pelos participantes foram a facilidade de uso, a praticidade e o layout simples e limpo. Também foram relatados problemas na facilidade de aprendizado e na eficiência, erros funcionais e feitas sugestões de novas funcionalidades
Abstract: As the understanding of biodiversity is fundamental in Biology study, biological thinking requires knowing and practicing taxonomic identification. Identification keys are typical instruments used to guide the identification of specimens of living beings. They can be on paper or be software. Although there are investigations on the use of identification key software as a pedagogical resource, little has been investigated about its quality of use. This paper reports a usability evaluation of the BioTax software in two remote classes of Medical Entomology in undergraduate courses at UFRN in 2020. The students performed 2 taxonomic identification exercises and 1 exercise to create an identification key with BioTax. Then, 15 students answered an online questionnaire about their opinions regarding the experience of using BioTax and questions from the System Usability Scale (SUS). The average of the general results in SUS was 81.3, which indicates an excellent usability of BioTax. The participants highlighted ease of use, practicality and simple and clean layout as good characteristics of BioTax. They also reported problems with learnability and efficiency, functional errors and suggestions for new features
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48363
ISSN: 1850-9959
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Figura 5.png22,78 kBimage/pngView/Open
Figura 6.png22,53 kBimage/pngView/Open
Figura 7.png33,88 kBimage/pngView/Open
Figura 8.png181,9 kBimage/pngView/Open
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