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Título: Arar o ensino de literatura a contrapelo: Torto Arado e seu potencial para o letramento literário
Título(s) alternativo(s): Plowing the teaching of literature against the grain: Torto Arado and its potential for literary literacy
Autor(es): Noro, Natália Souza
Orientador: Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
Palavras-chave: Vieira Junior, Itamar, 1979-.Torto Arado;Ensino de literatura;Literatura contemporânea;Escritas de resistência
Data do documento: 21-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NORO, Natália Souza. Arar o ensino de literatura a contrapelo: Torto Arado e seu potencial para o letramento literário. 2022. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Um livro com tiragem de cinco mil costuma ser considerado um sucesso de vendas no Brasil. Por sua vez, Torto Arado já alcançou a marca de cem mil cópias vendidas, além de ter conquistado as principais premiações nacionais de romance. Um dos aspectos que se sobressai na justificativa desse êxito é o fato da literatura de Itamar Vieira Junior ser uma literatura das alteridades, dialogando diretamente com os postulados de Benjamin (1987b) ao propor “escovar a história a contrapelo”, que convida não apenas a pensar em uma inversão da ordem, mas a uma nova fundação da tradição dos oprimidos. Com este estudo, objetiva-se então, analisar o romance a partir de suas representações de resistência à barbárie (Benjamin, 1987a; 1987b) e das cicatrizes do colonialismo (Fanon, 1968) para a composição do discurso literário. Dessa interpretação, delimitam-se também apontamentos para um projeto de letramento levando em consideração um percurso didático-metodológico em que se valoriza a leitura literária como experiência (Larrosa, 2002) e compreende a escuta ativa (Bajour, 2012) como importante método de apreensão da realidade por parte dos educandos. Diante das análises suscitadas, conclui-se que Torto Arado traz contribuições enriquecedoras para a formação humana ao se comprometer com um horizonte imaginativo revolucionário para/com os oprimidos, assim como, as temáticas formalizadas em seu discurso apresentam um terreno fecundo para uma educação literária crítica e libertadora.
Abstract: A book with a print run of five thousand is usually considered a best seller in Brazil. In contrast, Torto Arado has already sold one hundred thousand, in addition to having won the main national awards for novels. One of the aspects that stand out in justifying this success is the fact that the literature of Itamar Vieira Junior is a literature of alterities, directly dialoguing with the postulates of Benjamin (1987b) when proposing “brushing history against the grain”, which invites not only to think of an inversion of the order, but of a new establishment of the tradition of the oppressed. With this study, the goal is to analyze the forementioned novel from its representations of resistance to barbarism (Benjamin, 1987a; 1987b) and the scars of colonialism (Fanon, 1968) for the composition of literary discourse. From this interpretation, notes for a literacy project are also delimited, taking into account a didactic-methodological path in which literary reading is valued as an experience (Larrosa, 2002) and active listening (Bajour, 2012) is understood as an important method of apprehension. reality on the part of the students. In view of the analyzes raised, it is concluded that Torto Arado brings enriching contributions to human formation by committing to a revolutionary imaginative horizon for/with the oppressed, as well as the themes formalized in his speech present a fertile ground for a critical and liberating literary education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48962
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