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Título: A educação brasileira em risco: escolas em territórios de risco de desastres em Fortaleza, Ceará
Autor(es): Matos, Luciola Silva de
Orientador: Almeida, Lutiane Queiroz de
Palavras-chave: Escolas;Áreas de risco;Vulnerabilidade escolar
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MATOS, Luciola Silva de. A educação brasileira em risco: escolas em territórios de risco de desastres em Fortaleza, Ceará. 2022. 113f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo principal a identificação de escolas situadas em áreas de risco desastre no município de Fortaleza, através da espacialização cartográfica, levando em consideração as perdas e danos causados em decorrência de fenômenos hidrológicos, como inundações. A pesquisa está embasada em autores como Marchezinni (2018) que nos subsidia na identificação e levantamento das escolas em áreas de risco. Assim como, Guerra (2009) e Oliveira (2018) como metodologias contribuintes para o alcance dos objetivos específicos, sendo estes: fomentar discussões em práticas e atitudes de prevenção e preparação para desastres através da discussão de metodologias em Redução de Riscos de Desastres com contribuições em práticas educativas; verificar os prejuízos causados nas escolas pela ocorrência de desastres, tendo em vista os corriqueiros casos de cancelamento das aulas nos períodos chuvosos, impossibilitando o andamento do ano letivo; avaliar documentos oficiais que visem a segurança dos prédios escolares no momento de sua construção. Desse modo, a partir do levantamento e avaliação dos prédios escolares, notou-se uma expressiva quantidade de escolas expostas a eventos danosos, ligados principalmente a inundações e alagamentos. Constatou-se que essas escolas sofrem com inundações periódicas que comprometem o funcionamento da rotina escolar, além da defasagem e danos causados em suas edificações. Por fim, ressaltamos que é suma importância a construção de um banco de dados integrado e um mapeamento atualizado das áreas de risco de Fortaleza, tendo em vista que existem escolas em áreas de risco de desastres, mas que não compõe o atual mapeamento das áreas de risco, bem como, intervenções estruturais nestas escolas, por parte do poder público.
Abstract: The main objective of the present work was to identify schools located in areas of disaster risk in the city of Fortaleza, through cartographic spatialization, taking into account the losses and damages caused as a result of hydrological phenomena, such as floods. The research is based on authors such as Marchezinni (2018) who support us in the identification and survey of schools in risk areas. As well as Guerra (2009) and Oliveira (2018) as methodologies contributing to the achievement of specific objectives, namely: to foster discussions on practices and attitudes of prevention and preparedness for disasters through the discussion of methodologies in Disaster Risk Reduction with contributions in educational practices; to verify the damage caused in schools by the occurrence of disasters, in view of the common cases of cancellation of classes in the rainy season, making it impossible for the school year to proceed; evaluate official documents aimed at the safety of school buildings at the time of their construction. Thus, from the survey and evaluation of school buildings, a significant number of schools were exposed to harmful events, mainly linked to floods and inundations. It was found that these schools suffer from periodic floods that compromise the functioning of the school routine, in addition to the lag and damage caused to their buildings. Finally, we emphasize that it is extremely important to build an integrated database and an updated mapping of risk areas in Fortaleza, given that there are schools in disaster risk areas, but that does not make up the current mapping of areas of risk. risk, as well as structural interventions in these schools, by the government.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49014
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