Costa, Iris do Céu ClaraTorres, Suellen Cordeiro2015-04-242021-09-272015-04-242021-09-272014-10-24TORRES, Suellen Cordeiro. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da UFRN. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39154Iris do Céu Clara Costa; Dyego Leandro Bezerra de Souza; Emanuelle Dayana Vieira DantasA satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principal das instituições ofertantes de serviços vinculados ao processo saúde-doença, sejam essas públicas ou privadas. A partir de análises sobre a satisfação e/ou insatisfação dos receptores do serviço oferecido, os serviços de saúde podem ser aprimorados e melhorados, caso necessário. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa visou avaliar o nível de satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN (DOD), uma vez que são contribuintes para o conhecimento e aprendizagem dos discentes do DOD, tornando possível o vínculo entre o ensino teórico e prático. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada, no período de agosto a setembro de 2014, utilizando um questionário composto por 12 questões que abordam aspectos vinculados ao atendimento clínico e organização dos serviços prestados pela instituição. Os resultados obtidos demonstraram um nível de satisfação dos usuários correspondente à 92,96% do total da amostra. Os principais itens analisados foram referentes ao ambiente odontológico e ao serviço prestado por alunos e professores do Departamento. Portanto, os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas.pt-BRAssistência ao PacienteAvaliação em SaúdeSatisfação dos ConsumidoresQualidade da Assistência à SaúdeSatisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da UFRNarticle