Costa, Benny KramerBoaventura, João Maurício GamaBarreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva2015-05-202015-05-202010-04COSTA, B. K. ; BOAVENTURA, J. M. G. ; BARRETO, L. M. T. S. . Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo. Turismo em Análise, v. 21, p. 110-129, 2010. Disponível em: <http://www.turismoemanalise.org.br/turismoemanalise/article/view/74/74>. Acesso em: 19 maio 2015.1984-4867https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19039O objetivo desta pesquisa é investigar a formulação de estratégias em órgãos públicos municipais de turismo do Estado de São Paulo. Para este fim realizou-se um estudo de casos múltiplos em seis municípios: Santos, Guarujá, Praia Grande, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que estes órgãos municipais desenvolvem um encaminhamento lógico na formulação de estratégias, os quais apresentam em seus estágios iniciais características de informalidade, e na evolução deste processo contemplam-se necessidades e desejos dos consumidores e de outros stakeholders. Todo o processo de formulação de estratégias recebe influência de diversos stakeholders. As principais dificuldades encontradas no processo de formulação estratégica foram: falta de mobilização coletiva, conflitos de interesses e carência de recursospt-BRFormulação de estratégiasEstratégia no turismoMunicípios turísticosFormulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São PauloStrategies formulation in tourism: a study in municipal state agencies in the state of São Pauloarticle