Ecco, DanielCortez, Allan Rodrigo Almeida2016-08-252021-10-132016-08-252021-10-132016-07-09BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologia. Brasília: MEC, 2006. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. CARVALHO, Lilian Milena Ramos. ROCHA, Jackeline Aparecida Aguiar Da. O Origami na Disciplina de Matemática como recurso Didático para o Ensino de Geometria Plana e Espacial. Bahia. Anais do XIV Encontro Baino de Educação Matemática, 2011. DA CRUZ, Graciele Pereira & GONSCHOROWSKI, Juliano dos Santos. (2006). O Origami como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Geometria. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/10/19042010094856.pdf> Acesso em: 23/04/2016. LUCAS, Eliane dos Santos Corsini. Uma Abordagem Didática para a Construção dos Poliedros Regulares e Primas Utilizando Origami. Minas Gerais, 2013. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal de Lavras. MONTEIRO, Liliana Cristina Nogueira. Origami: História de uma Geometria Axiomática. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências, 2008. RANCAN, Graziele. Origami e Tecnologia: Investigando Possibilidades para Ensinar Geometria no Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2001. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) Faculdade de Física, PUCRS.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43817This paper presents a differentiated approach in Mathematics Teaching for Secondary Education on the use of origami as a facilitator teaching tool in the teaching- learning process of the basic concepts of Plana and spatial geometry. Initially present a historical context of Origami, from its inception to its applicability in the classroom, also explaining the geometry of Education today. Finally, perform a didactic sequence with folds that can be applied in the classroom, more precisely with the class of 2nd High School series, in order that with the use of concrete materials and through the folding students may have abstraction necessary for a more meaningful learning about geometry.openAccessEnsino. Ferramenta. Geometria. Orgami.Teaching. Tool. Geometry. Origami.O uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e EspacialThe use of origami as a facilitator teaching tool in the teaching- learning process of the basic concepts of Plana and spatial geometrypostGraduateThesis