Carvalho, Mônica MarquesSilva, Verônica Pinheiro da2012-01-192021-09-292012-01-192021-09-292007-12-04SILVA, Verônica Pinheiro da. O papel das bibliotecas digitais nos programas de educação a distância. 2007. 67 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Departamento de Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.200303589https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39678Professores da banca: Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB).A sociedade da informação é um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades econômicas e sociais. Trata a sociedade da informação como uma nova estrutura, que dispõe de novos canais de comunicação e informação. Nesse contexto visa analisar o papel das Bibliotecas Digitais nos programas de Educação a Distância. Enfatiza as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de transferência de conteúdos de informação com possibilidade de se gerar conhecimento. A metodologia de pesquisa bibliográfica a partir do uso de fontes de informações tais como: livros, periódicos científicos, anais de eventos, endereços eletrônicos pertinentes ao assunto em questão. Como resultados, aponta que os estudantes a distância, assim como os presenciais, sentem necessidades de complementar seus estudos e dar opções de como isso pode ser feito. Finaliza, ressaltando o papel do profissional bibliotecário nesse contexto e como ele pode atuar nesse novo nicho de usuários.ABSTRACT The Information Society is a global phenomenon, with high transforming potential of economic and social activities. This research aims deals with the Information Society as a new structure, which provides new channels of communication and information. In this context, this work aims to examine the role of Digital Libraries in programs for Distance Education. This research emphasizes the information and communication technologies as information content transferring tools able to generate knowledge. The methodology used was of bibliographical research with the use of information sources such as books, journals, annals of events, electronic documents relevant to the matter in question. As result, this work points out that the “distance students”, as well as the presence students, have the need to complement their studies and give options for how this can be done. This research ends, highlighting the role of the library professional in this context and how it can act in this new niche.poropen accessBibliotecas digitaisEducação a distânciaFontes de informaçãoNovas tecnologiasBibliotecas digitais.O papel das bibliotecas digitais nos programas de Educação a DistânciabachelorThesis