Sales Júnior, F. M.Ramos, M. A. S.Pinho, A. L. S.Santa Rosa, J. G.2018-02-202018-02-202016SALES JÚNIOR, F. M; et al. Pedagogical usability: a theoretical essay for e-learning. Holos, Natal, v. 1, p. 3-5, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2593/1371> Acesso em: 04 dez. 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24768O Ensino a Distância no Brasil tem apresentado um crescimento tão intenso quanto os problemas que o acompanham. Os entraves no processo ensino-aprendizagem permeiam, dentre outros, o uso dos ambientes virtuais, a produção de material didático e a mediação pedagógica, tendo o professor particular responsabilidade nestes fatores. Com a finalidade de aliar o uso das tecnologias com a essencialidade da dimensão pedagógica, este ensaio teórico discute o conceito de usabilidade pedagógica a partir dos problemas existentes e apresenta explicações sobre as dimensões e critérios presentes na literatura.Acesso AbertoVirtual learning environmentEducationMoodleEducational technologiesAmbiente virtual de aprendizagemEducaçãoTecnologias educativasPedagogical Usability: a theoritical essay for e-learningarticle10.15628