Vitullo, Nadia Aurora VantiSoares, Suzel Terezinha2013-02-192021-09-292013-02-192021-09-292012-12-10SOARES, Suzel Terezinha. Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?. 2012. 55 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, UFRN, Natal, 2012.2008003060https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39749Analisa-se, nesse trabalho, a possibilidade de se atribuir ao bibliotecário escolar uma disciplina de Introdução à Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico em escolas públicas do ensino médio básico. Por isso, levam-se em conta as próprias diretrizes do MEC sobre a educação básica, em especial o ensino médio, cujo incentivo à pesquisa e a trabalhos nas áreas tecnológicas já é bem motivado. Busca-se na Information Literacy a base da pesquisa para os dados, informação e conhecimento, e afirma-se que bibliotecas escolares públicas não necessitam, necessariamente, de altos financiamentos para se manterem, pois podem se beneficiar de softwares livres em seus espaços e serviços. Usa da metodologia exploratória feita na revisão de literatura bibliográfica e eletrônica, e objetiva a inserção da biblioteca escolar e da sala de informática em um mesmo espaço físico, lideradas pelo bibliotecário para uma contribuição à competência informacional. Conclui que, no Brasil, ainda há muito que se fazer para se chegar a um ensino básico de qualidade, e a contratação de bibliotecários em cada instituição de ensino irá servir de vanguardismo na eficiência de um novo modelo de currículo escolar do ensino médio básico público.poropen accessBiblioteca escolarBibliotecárioPrática pedagógicaMetodologia da Pesquisa e do Trabalho CientíficoCompetência informacionalBiblioteconomiaBibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?bachelorThesis