Santos, Heloísa Alves dosMatos Segundo, JairBarreto, Maria Luiza LinsSantos, Victor Régis dosAzevedo, George Dantas deSousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque2022-02-042022-02-042021SANTOS, Heloísa Alves dos et al. Factors associated with medical students’ quality of life in a Brazilian northeast countryside university. Revista Brasileira de Educação Médica (online), [s. l.], v. 45, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ztpNT49TCMX9BL3r465kZrs/?lang=en. Acesso em: 02 fev. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210042.ing1981-5271 (online)0100-5502 (print)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45803Introdução: A atual política de interiorização da educação médica mundial e a aplicação de métodos ativos, bem como a falta de consenso sobre os fatores associados à qualidade de vida dos estudantes de Medicina, são conhecidos temas de discussão na literatura médica. Objetivo: Tendo em vista a escassez de análise sobre o assunto, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida entre os estudantes de Medicina de uma universidade do interior do Nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido de março a maio de 2018. Utilizou-se o questionário WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida, e os dados foram relacionados a características sociodemográficas, dados antropométricos e estilo de vida. Analisaram-se os dados por meio de estatística descritiva, e, em seguida, fez-se a análise bivariada com teste para comparação das médias dos escores, a fim de identificar possíveis variáveis associadas aos domínios investigados. Realizou-se regressão logística binária para identificar possíveis fatores associados à pior qualidade de vida nos domínios investigados. A análise estatística estimou IC 95% e valor de p < 0,05. Resultado: O presente estudo caracterizou a qualidade de vida dos estudantes de Medicina e identificou como principais fatores associados à má qualidade de vida: ser do sexo feminino, cursar anos pré-clínicos, ser fumante, ter peso normal classificado pelo índice de massa corporal e apresentar uma avaliação negativa da própria saúde e da qualidade de vida. Os resultados também evidenciaram que a maioria dos estudantes apresentou uma avaliação negativa nos domínios físico, psicológico e meio ambiente, em contraste com o domínio relações sociais, ao qual a maioria atribuiu uma avaliação positiva. Conclusão: Os achados permitem discutir acerca de medidas voltadas a lidar com fatores que prejudicam a qualidade de vida de alunos de escolas de Medicina em regiões remotas e rurais.Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/Quality of LifeMedical StudentsMental HealthMedical EducationRural AreasQualidade de VidaEstudantes de MedicinaSaúde MentalEducação MédicaZona RuralFactors associated with medical students’ quality of life in a Brazilian northeast countryside universityFatores associados à qualidade de vida dos estudantes de medicina no interior do Nordeste brasileiroarticle10.1590/1981-5271v45.3-20210042.ing