Vieira, Marcilio de Souza2015-04-062015-04-062015VIEIRA, M. S. . Abordagens somáticas do corpo na dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015. ISSN: 2237-2660. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47246/3253>. Acesso em: 01 abr. 2015.2237-2660https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18998Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do corpo e seu movimento e que se propõe a uma descoberta pessoal de seus próprios movimentos, de suas próprias sensações. O presente artigo objetiva propor uma ref lexão por meio de notas sobre o conceito de Educação Somática, Soma e Corpo, bem como destacar duas abordagens somáticas que são incorporadas nas práticas da temática em voga como caminhos possíveis para pensar o campo em estudo na dança. Parte de uma abordagem fenomenológica pautada nos estudos de Merleau-Ponty (1999), tomando como técnica de pesquisa a descrição merleaupontyanapt-BRCorpoSomaDançaAbordagens somáticasMovimentoAbordagens somáticas do corpo na dançaarticle