Coutinho, Karyne DiasVarela, Gabriely Nascimento2025-07-212025-07-212025-07-10VARELA, Gabriely Nascimento. Um corpo brincante na educação: ensinando e aprendendo a partir dos valores civilizatórios negros. Orientadora: Karyne Dias Coutinho. 2025. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/64719Este memorial analítico tem como objetivo geral refletir sobre as minhas experiências pedagógicas e artísticas enquanto formas de pôr em prática a Lei nº 10.639/2003 nos espaços educativos em que estou inserida. Como objetivos específicos destaco: Contextualizar a minha trajetória formativa e profissional construída enquanto mulher negra educadora, destacando os marcadores identitários que atravessam as minhas práticas docentes e artísticas; dialogar sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e sua relevância na construção de uma educação comprometida com as relações étnico-raciais, considerando sua inserção crítica nos espaços educativos; mostrar exemplos concretos de como diferentes linguagens artísticas podem ser utilizadas como impulsionadores para a efetivação da referida lei, tendo como base as minhas práticas pedagógicas como arte educadora. As experiências aqui relatadas foram vivenciadas, construídas e compartilhadas ao longo dos últimos dez anos, a partir da minha atuação em coletivos de pesquisa, na cultura popular e nas minhas atividades como artista e arte-educadora na cidade de Natal/RN. Neste trabalho, apresento os dispositivos pedagógicos que elaborei — e continuo elaborando —, ao longo do meu percurso formativo, profundamente atravessado pela arte, tendo destaque a oficina Okan Mimó. Considero esses dispositivos como potentes contribuições para pensarmos os contextos e as possibilidades da educação para as relações étnico-raciais. Tais práticas são construídas a partir dos saberes e legados culturais e filosóficos negros, compreendidos aqui como valores civilizatórios, que orientam minha atuação enquanto educadora comprometida com uma educação emancipatória, afrocentrada e transformadora.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação para as relações étnico-raciaisEscrevivênciasPráticas pedagógicas afrocentradasValores civilizatórios negrosUm corpo brincante na educação: ensinando e aprendendo a partir dos valores civilizatórios negrosbachelorThesisCIENCIAS HUMANAS