Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de OliveiraBarbosa, Mayara LimaAtanasio, Lhana Lorena de MeloMedeiros, Suzane Gomes deSantos, Viviane Euzébia Pereira2023-08-302023-08-302021SARAIVA, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; BARBOSA, Mayara Lima; ATANASIO, Lhana Lorena de Melo; MEDEIROS, Suzane Gomes de; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.], v. 74, n. 5, p. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wc9F9mk8pggVhT3vqWvL4Mh/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.e1984-0446https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitadosAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/information technologyeducational technologyeducationnursingtecnologia educacionaltecnologia da informaçãoeducação em enfermagemenfermagemtecnología de la informaciónenfermeríaenseñanzaeducación en enfermeríaEvolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping reviewEvolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping reviewEvolución de la enseñanza de enfermería en el uso de la tecnología educacional: una revisión sistemáticaarticlehttps://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422