Medeiros, Paulo Pereira deLima, Diogo Henrique Silva deAraújo, Aneide Oliveira2015-09-102015-09-102005MEDEIROS, Paulo Pereira de; LIMA, Diogo Henrique Silva de; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Dificuldades de aprendizagem de custos e alternativas de superação. Interface, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal, v. 2, n. 1, p. 43-57, jan/jun, 2005. ISSN 2237-7506. Disponível em: <http://www.ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=28&path%5B%5D=27>. Acesso em: 22 maio 2015.2237-7506https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19197O ambiente empresarial, caracterizado por intensa competitividade e sofisticação das exigências dos clientes, requer o desenvolvimento de instrumentos que apóiem os gestores na busca de diferenciação de produtos e serviços perante seus concorrentes, bem como a oferta a melhores preços para seus consumidores. Nesse contexto, a contabilidade de custos, especialmente nas suas funções de planejamento e controle, favorece iniciativas de redução de custos e aumento de qualidade, agregando valor para os clientes. A relevância desta área da contabilidade impõe profundas reflexões a respeito da formação de profissionais com competência e habilidade para enfrentar as exigências mercadológicas. Este estudo buscou a identificação de dificuldades e respectivas causas, na aprendizagem de custos, levando em conta a opinião dos alunos, com base em dados coletados no Curso de Ciências Contábeis de UFRN, no semestre 2004.1, tendo como objetivo contribuir para a reflexão e promoção de ações que melhorem as relações ensinoaprendizagem nos cursos de contabilidade, que visem a formação de profissionais capazes de refletir e agir face aos desafios ambientaispt-BREnsino-aprendizagemContabilidade de CustosAvaliação de aprendizagemDificuldades de aprendizagem de custos e alternativas de superaçãoarticle